Geral

Ingresso na Uneal acontecerá através do Sisu/Enem

11/05/2015
Ingresso na Uneal acontecerá através do Sisu/Enem
Reitor conta que a linha de financiamento oferecida pelo governo que motivou a optar por esse sistema (Foto: Assessoria Uneal)

Reitor conta que a linha de financiamento oferecida pelo governo que motivou a optar por esse sistema (Foto: Assessoria Uneal)

O Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas aprovou, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira, 11, que a forma de ingresso dos novos alunos em vagas de graduação será através do Sisu/Enem já a partir deste ano. Há muito tempo, a Uneal vinha buscando se espelhar nos modelos exitosos de outras universidades e, agora, tomou esta decisão.

O reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, conta que as universidades estaduais não foram obrigadas a aderir a esse sistema. “Era apenas uma opção”, destaca. Segundo ele, muitas pessoas criticam essa modalidade de ingresso nas universidades, alegando que ela privilegia alunos de fora do Estado, que seriam mais qualificados. “Isso nunca foi comprovado. E os alagoanos também saem para estudar fora e adquirir novos conhecimentos”, justifica.

Mas foi a linha de financiamento oferecida pelo governo federal o que mais motivou o Conselho da Universidade a optar por esse sistema. “Para cada cem mil alunos, o governo disponibiliza um milhão de reais por ano. Isso foi um elemento bastante positivo na escolha”, argumenta.

Jairo Campos diz, ainda, que caso em 2016 pais e alunos avaliem que a escolha não foi positiva, a Universidade voltará a trabalhar com o sistema anterior, o do vestibular.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Uneal possui seis campi em Alagoas: Palmeira dos Índios, Arapiraca, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Maceió.

Em Palmeira dos Índios, são oferecidos os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

A presença da UNEAL em Palmeira dos Índios se dá através do Campi III da Universidade Federal de Alagoas, que pertence a Arapiraca. Ganhou sede própria após uma longa luta da comunidade acadêmica. Se localiza às margens da rodovia AL-115, km 03. O Campi III passou a funcionar em sede própria em 2009.