Geral

Contra o CRB, Grêmio tenta eliminar jogo de volta pela quarta vez

13/05/2015
Contra o CRB, Grêmio tenta eliminar jogo de volta pela quarta vez
Felipão coloca time em campo com três volantes

Felipão coloca time em campo com três volantes

O Grêmio tenta, na noite desta quarta-feira, em Maceió, repetir um feito atingido apenas três vezes na Copa do Brasil. Nas edições de 2000, 2004, conseguiu eliminar a partida de volta nas fases iniciais, ao vencer fora de casa com diferença de dois gols.
Luiz Felipe Scolari vai reforçar a defesa. A tendência é que o técnico escale o time com três volantes. Com a entrada de Júnior na lateral esquerda, Marcelo Oliveira deverá ser deslocado para o meio-campo, onde formaria o trio de marcadores junto a Walace e Maicon. No ataque, Pedro Rocha deve formar dupla com Luan.
O regulamento da Copa do Brasil permite a eliminação no jogo de ida desde 1995. Naquele ano, o visitante que vencesse por três gols de vantagem na primeira fase, se classificava automaticamente.
No ano seguinte, a diferença caiu para dois gols. E, em 1999, passou a valer também para a segunda fase da competição. Se o Grêmio vencer hoje por esse placar, se garante na terceira fase – onde teria o Criciúma como adversário.
Campeão alagoano na semana passada, o técnico Alexandre Barroso enfrenta uma verdadeira maratona de jogos no CRB. Em sete dias, encarou a final do Estadual, estreou na Série B e agora tem o Grêmio pela frente na Copa do Brasil. Em entrevista a ZH, o treinador fala das virtudes de seu time e como pretende parar o time de Felipão em Maceió.

Barroso diz que Grêmio é favorito, mas em casa CRB é um time forte

Barroso diz que Grêmio é favorito, mas em casa CRB é um time forte

Em entrevista ao jornal ZERO HORA, de Porto Alegre, Alexandre Barroso, concedeu a entrevista abaixo:

Como chega o CRB para este jogo?

Nossa equipe foi montada ao longo da temporada. Não iniciamos bem o Alagoano. Mas nos recuperamos, crescemos e ganhamos o título. Mas estamos em uma sequência de jogos na quarta e no domingo há 40 dias. Só vamos passar a jogar nos finais de semana na quarta rodada da Série B, daqui a 20 dias.

O título alagoano dá moral extra?

Sempre ajuda. Se você perde, todos desconfiam do seu trabalho. Ganhar o título é importante, seja no Rio Grande do Sul ou em Alagoas. Isso te ajuda a dar sequência no projeto.

Qual o peso da ausência de Clebinho?

Ele chegou com o Alagoano em andamento e se adaptou muito rápido ao time. Foi decisivo na reta final do campeonato, não só pelos gols, mas por pensar e articular o time. Fará muita falta.

Qual será seu substituto? É Gerson Magrão?

Já defini, mas não vou entregar. O Gerson é uma opção, está concentrado. Não é questão de mistério. É claro que o Grêmio nos conhece. Mas, como o Gerson não jogou este ano ainda (ex-Cruzeiro e Flamengo, recém chegou do Sporting, de Portugal), as pessoas ainda não sabem de seu potencial. Mas posso entrar com o Leandro Brasília também ou o Bruno, garoto da base.

Como parar o Grêmio de Felipão?

É uma equipe rápida, com jogadores cerebrais que jogam com intensidade na frente. A gente tem de tentar minimizar estes pontos fortes. Sabemos que o Grêmio é superior tecnicamente, tem tradição e pujança. Precisamos fazer um jogo quase que sem erros e surpreendê-los com um desenho tático diferente ou um momento iluminado de algum jogador nosso.

É possível trazer a decisão para a Arena?

Nós não vamos jogar por uma viagem a Porto Alegre. O Grêmio é favorito, mas em Maceió nossa equipe é muito forte. Fizemos bom jogo com o São Paulo no ano passado pela Copa do Brasil. Aqui, nós vendemos caro o resultado. Precisamos ter posse de bola no campo adversário, não podemos deixar o Grêmio se impor aqui.