Geral

Aulas de creche são suspensas por falta de estrutura em Maceió

11/05/2015

4170272    As obras de construção da Creche Herbert de Souza, localizada no bairro de Jacarecica, em Maceió, foram concluídas há pouco mais de um ano, mas a estrutura já apresenta falhas na execução. As atividades no local foram suspensas há dez dias por causa do teto que está desabando aos poucos. A cobertura é de zinco e apresenta vazamentos de água. O refeitório foi o primeiro local a ceder.
Uma parte do teto desabou com as chuvas da semana passada. O que chama a atenção é que o material utilizado no forro da creche é um revestimento feito com papelão misturado com uma espécie de argila, que em contato com a água fica totalmente maleável. O resultado não poderia ser outro. Tudo vem abaixo
“Nós tivemos que suspender as aulas por falta de segurança. As crianças podem estar dormindo, ou até mesmo na sala e parte do teto pode cair em cima. Faz muito medo”, afirma a diretora da escola, Dilza Rocha.
A creche também enfrenta a falta de água. Para tentar diminuir os transtornos, um voluntário abastece o prédio com um caminhão-pipa. Além disso, falta mobiliário suficiente para atender a demanda.
“Essa creche está funcionando aqui porque a outra creche estava com a situação bastante precária. Todo o material da outra creche foi colocado aqui para que as crianças não fiquem prejudicadas”, diz o representante da Associação de Moradores, Adriano Lima.
A creche tem capacidade para atender quase 400 crianças, inclusive em horário integral. Mas por falta de estrutura, pouco mais de 130 meninos e meninas estudam no local. Nesta segunda-feira (11), ocorreu uma reunião com os pais para definir se a creche será reaberta até que a secretaria resolva os problemas. Enquanto fica o impasse, os pais ficam preocupados.
“A minha filha chora para vir para a escola. Eu não posso mais trabalhar porque eu tenho que ficar com ela”, diz Hanna Karina.
A associação de moradores informou que depois dessa reunião, representantes da Defesa Civil foram ao local e tiraram várias fotos para a confecção de um laudo que será entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed), que garantiu que vai enviar uma equipe técnica da engenharia, para avaliar a situação e tomar as providências cabíveis.