Geral

Alagoas terá Plano de Desenvolvimento Sustentável

12/05/2015
Alagoas terá Plano de Desenvolvimento Sustentável
Segundo os técnicos, a construção do plano é fundamental dentro da política de desconcentração de renda e diversificação econômica adotada pelo governo de Alagoas  (Foto: André Palmeira)

Segundo os técnicos, a construção do plano é fundamental dentro da política de desconcentração de renda e diversificação econômica adotada pelo governo de Alagoas
(Foto: André Palmeira)

    Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo  (Sedetur) estiveram reunidos, nesta terça-feira (12), com a Coordenação de Estudos, Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com o intuito de alinhar o planejamento do acordo de cooperação técnica para execução do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Alagoas (Peds).
O Peds Alagoas seguirá as novas políticas de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, que tem como foco sustentar uma trajetória de reversão das desigualdades locais, valorizando recursos endógenos e as especificidades culturais, sociais, econômicas e ambientais, além de criar condições de acesso mais justo e equilibrado aos bens e serviços públicos em território brasileiro.
Durante a reunião, foi definida a criação de um comitê de trabalho coordenado pelo Governo do Estado, através da Sedetur e da Desenvolve, Sudene e Sebrae, envolvendo também entidades do setor produtivo do estado. Neste mês de maio, um workshop será realizado com o intuito de discutir as estratégias para o plano.
Para a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, a construção do plano é fundamental dentro da política de desconcentração de renda e diversificação econômica adotada pelo governo de Alagoas.
“Nosso objetivo é construir um planejamento de curto, médio e longo prazo, com ações e políticas eficazes. O apoio das entidades para a elaboração e execução desse plano é fundamental, por isso, é nosso papel promover uma aproximação com o setor produtivo”, destaca Giselle Mascarenhas.