Geral

Ação Global 2015 transforma a vida de alagoanos

31/05/2015
Ação Global 2015 transforma a vida de alagoanos

emissao_documentosAos 64 anos de idade, dona Maria Umbelino da Conceição ‘nasceu’ neste sábado, 30, durante a 22ª edição da Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo em todos os Estados e no Distrito Federal.

A agricultora sequer tinha a Certidão de Nascimento e foi levada para tirar a documentação pela filha e por uma assistente social que a descobriu no povoado Caboclo, município de São José Tapera, Sertão de Alagoas, onde o programa é realizado este ano.

“Agora, pela primeira vez, vamos poder levá-la a um médico. Um dia, ela adoeceu da perna e não tínhamos o que fazer. Com a graça de Deus, que mandou vocês aqui nesta ação maravilhosa, ela passou a existir legalmente”, disse a filha dela, Claudirene Umbelino da Silva, 41 anos.

“Se tudo der certo, vamos tirar também o RG para cuidar da aposentadoria dela”, esclarece a assistente social Karleany Oliveira Dantas, 29, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do povoado Caboclo.

A emissão de documentos é um dos vários serviços ofertados gratuitamente à população, há 22 anos, com a colaboração de parceiros como o Judiciário, a Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Secretaria do Trabalho, Defesa Social, Sociedade Alagoana de Urologia, Exército Brasileiro, entre outros.

Nesta edição, o tema da Ação Global é Qualidade de Vida. O objetivo é incentivar hábitos mais saudáveis na população, como a prática de atividade física e alimentação equilibrada. Entre as ações de vida saudável estão a corrida, que teve a participação de 350 pessoas e envolveu outras duas mil.

A oficina do Cozinha Brasil, para crianças e adultos, incentivou uma alimentação mais nutritiva. “Este ano, além de ter sido realizada numa das regiões mais carentes de Alagoas, a Ação Global teve o diferencial de ter atendido, durante a semana, trabalhadores do Canal do Sertão com ações de saúde”, destacou Ana Paula Andrade, assessora de Qualidade de Vida do Sesi.

“Também realizamos exames de urologia, com centenas de consultas. É o homem sertanejo que aderiu à prevenção. Muitas pessoas, principalmente os idosos, têm dificuldade de realizar um exame oftalmológico e aqui elas conseguem gratuitamente. Noventa e seis casais vão oficializar a união hoje, um deles junto há mais de 50 anos. O mais gratificante da Ação Global é que suas ações mudam as vidas das pessoas”, acrescentou.

“O Sesi e a Rede Globo entenderam a necessidade da população sertaneja e a comunidade atendeu ao chamado. Temos aqui casos de pessoas que surgiram para o mundo hoje e nos surpreendemos com o número de pessoas que compareceram à Ação Global. É um programa que muda, realmente, a vida das pessoas”, declarou o diretor de Marketing da Organização Arnon de Mello (OAM), Samir de Sena.