Cidades

Sesau orienta maceioenses sobre alimento saudável e atividade física

13/04/2015
Sesau orienta maceioenses sobre alimento saudável e atividade física
Alagoanos participaram de uma série de atividades físicas na Praça do Centenário¹ / Nutricionista Amália Alencar alertou que, antes de comprar um produto, são poucos os que verificam a informação nutricional  (Fotos: Olival Santos)

Alagoanos participaram de uma série de atividades físicas na Praça do Centenário / Nutricionista Amália Alencar alertou que, antes de comprar um produto, são poucos os que verificam a informação nutricional
(Fotos: Olival Santos)

    “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu esse tema, para o Dia Mundial da Saúde, após notar que a qualidade dos alimentos consumidos é inadequada. No último domingo (12), a Praça do Centenário, no Farol, serviu de espaço para conscientizar os alagoanos sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.
“Tanto pelo excesso de sal ou gordura quanto pela falta de cuidado e higiene”, apontou a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Amália Alencar, referindo-se aos alimentos inadequados. Segundo ela, a segurança alimentar está relacionada ao valor nutricional, ou seja, aos nutrientes que atendem bem as necessidades do organismo.
Segundo a OMS, a baixa qualidade dos alimentos, contendo bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas, pode prejudicar a saúde causando mais de 200 doenças, desde diarreia até o câncer. Por essa razão, é preciso fazer a higienização correta dos alimentos, como também consumir produtos livres de agrotóxicos.
A empresária Ana Paula Martins é uma das alagoanas que buscam fazer a sua parte para melhorar a própria alimentação e a dos familiares. “Costumo comprar os alimentos no Mercado de Jaraguá, porque sei que vem direto da horta e são menos agressivos”, contou ela, que pela primeira vez fez uma aquisição na Feira Orgânica montada na Praça do Centenário.
Para a gerente de Promoção da Saúde da Sesau, Vanessa Carneiro, o consumo de alimentos in natura traz grandes ganhos para a saúde da população. “Esse é o principal ponto de partida para a qualidade de vida, associado à atividade física”, informou, lembrando que a ação é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, com o apoio da Sesau.

Rotulagem nutricional

Antes de comprar um produto, são poucos os que verificam a informação nutricional ou mesmo entendem o que está lá descrito. “O ideal é que não se consuma produtos industrializados, devido ao excesso de sal, açúcar e gordura, que são os responsáveis pelos principais problemas de saúde que acometem as pessoas”, alertou Amália Alencar.
Hipertensão, obesidade, câncer e diabetes são algumas das doenças decorrentes da má alimentação. Após a explanação da nutricionista sobre a quantidade de sal ou açúcar, por exemplo, presente nos produtos industrializados, a assistente social Cícera Barros ficou surpresa.
“São produtos que estão no nosso dia a dia, agora vou prestar mais atenção no rótulo”, disse a assistente social, acrescentando que realmente o ideal é ler o rótulo e consumir alimentos mais saudáveis. “Com o aumento dessas doenças que são evitáveis, é melhor se prevenir”, concluiu Cícera Barros.