Geral

Morre Valmir Louruz ex-ídolo do CSA em Porto Alegre

29/04/2015
Morre Valmir Louruz ex-ídolo do CSA em Porto Alegre
Valmir Louruz, o último em pé, da esquerda para a direita, no CSA campeão alagoano de 1974, no registro da revista Placar

Valmir Louruz, o último em pé, da esquerda para a direita, no CSA campeão alagoano de 1974, no registro da revista Placar

Vítima de um mal súbito enquanto caminhava pela cidade, faleceu, no início da tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre, o ex-zagueiro e ex-treinador Valmir Louruz. Natural da capital gaúcha, Louruz tem ligação com o futebol alagoano, mais particularmente com o CSA, embora o último clube a dirigir no estado tenha sido o rival CRB, em 2009.

Valmir Louruz iniciou sua trajetória como jogador em meados da década de 60, no Pelotas (RS). Em 1968, foi emprestado ao Palmeiras e, um ano após, apareceu no Internacional, com quem conquistou três títulos gaúchos como atleta. Outras camisas que vestiu foram a do Hercílio Luz (SC), Caxias (RS), CSA e Juventude (RS). Como atleta, foi campeão pelo Azulão em meados da décadas de 70.

No próprio Juventude, deu início à carreira de treinador, em 1980. No ano seguinte, voltou para Alagoas para conquistar seu primeiro título como técnico, comandando o CSA no Campeonato Alagoano. E Louruz treinou o Azulão do Mutange por mais quatro temporadas: 1983, 1986, 2005 e 2006.

Como treinador, seu maior feito foi levar o Juventude ao título da Copa do Brasil, em 1999, sobre o Botafogo. Em 1985, levou outro clube gaúcho – Brasil de Pelotas – à terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

Já treinando a Seleção Olímpica do Kuwait, classificou o país para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Por fim, em 1998, foi vice-campeão japonês e conquistou mais um título internacional, a Copa Nabisco, pelo Júbilo Iwata.