Geral

IMA apresenta resultados encontrados em amostras do rio São Francisco

16/04/2015
IMA apresenta resultados encontrados em amostras do rio São Francisco

  manchariosaofranc  O Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentam nesta sexta-feira (17), às 11h30, na sede do IMA, os resultados das análises realizadas em amostras coletadas na mancha de poluição que se estende em cerca de 25km do rio São Francisco. O problema tem preocupado os órgãos e a população da região que teve parte do abastecimento de água suspenso.
Segundo informações do diretor do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, ainda não se trata do resultado definitivo, mas já é possível dizer a causa da mancha e os riscos para a população.
O problema da mancha no São Francisco começou a ser monitorado pelo IMA no dia 10, após denúncias de moradores da região e a suspensão no abastecimento de água pela Casal para oito municípios. Desde então foram realizados sobrevoos e coleta de amostras para identificação da causa da poluição.
Na terça-feira (14) o CBHSF convocou os órgãos envolvidos e representantes dos usuários para discutir o assunto. O Ministério Público Federal informou que instaurou inquérito para apurar o caso e o Ministério Público Estadual também investiga os responsáveis pelo problema.
A equipe de fiscalização do IMA não encontrou indícios de que alguma indústria ou empreendimento instalado na região tivesse a capacidade de produzir o incidente. A única operação com capacidade para provocar grande impacto foi feita pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) que, no final de fevereiro, realizou um procedimento de abertura de comportas de uma das barragens da hidroelétrica de Paulo Afonso, liberando 80% da água armazenada e grande quantidade de sedimento.
Os resultados serão apresentados na sede do IMA, durante entrevista coletiva, na sexta-feira, às 11h30.