Geral

Governo oficializa Secretarias do Esporte e do Transporte Urbano

01/04/2015
Governo oficializa Secretarias do Esporte e do Transporte Urbano
De forma oficial, Estado tem dois novos secretários: Cláudia Petuba, do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj); e Mozart Amaral, de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand)

De forma oficial, Estado tem dois novos secretários: Cláudia Petuba, do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj); e Mozart Amaral, de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand)

Agora é oficial. Nesta quarta-feira (1) foram publicadas no Diário Oficial (DO) as Leis Delegadas que instituem as criações das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Os textos, assinados pelo governador Renan Filho, trazem também as estruturas organizacionais das novas pastas, que serão assumidas, respectivamente, pela secretária Cláudia Petuba e pelo secretário Mozart Amaral.
A Selaj vai dispor de duas secretarias de Estado Adjuntas, sendo uma de ESPORTE E LAZER, e outra de Juventude. Com a nova pasta, ficam extintas todas as superintendências, gerências e diretorias pertinentes ao desporto ligadas a Secretaria de Estado da Educação, bem como os cargos comissionados e as funções gratificadas.
Já na Setrand, serão três as secretarias adjuntas. As de Planejamento, de Obras e de Infraestrutura e Gestão. Desta forma, saem do escopo da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), secretarias adjuntas, superintendências, gerências e diretorias referentes ao transporte e a logística do estado.
O Conselho Estadual de Transporte e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também ficam excluídos da estrutura da pasta da Infraestrutura, e agora passam a ser ligados a Setrand.

Incentivo ao esporte

De acordo com Petuba, o principal desafio da SELAJ é transformar o esporte em instrumento de combate à violência e de inclusão social. Para isso, ela explica que diversos trabalhos já estão em andamento, principalmente em bairros com altos índices de vulnerabilidade social.
“Nós escolhemos como meta tornar o estado mais presente na vida das pessoas. E sabemos que, com a valorização do esporte, podemos alcançar mais rapidamente esse objetivo. Já estamos desenvolvendo projetos semanais em bairros com altos índices de vulnerabilidade, mas agora com a instituição da SELAJ, poderemos ampliar o nosso raio de atuação”.

Juventude em pauta

Outro ponto levantado por Cláudia Petuba foi o fato de que, pela primeira vez, o governo de Alagoas eleva a Juventude a nível de Estado. “Sabemos que muitos problemas sociais envolvem a juventude alagoana. São muitos os jovens envolvidos na criminalidade, e que sofrem com a violência. Mas nós vamos mudar isso. Abriremos o diálogo, iremos nos fazer presentes e agora teremos condições de lutar contra esses índices”, concluiu.

Logística e transporte

Futuro titular da Setrand, Mozart Amaral destacou os trabalhos que estavam sendo realizados desde o início do ano junto a Secretaria de Estado da Infraestrutura. De acordo com o secretário, com a oficialização da pasta, além da continuidade dos projetos atualmente desenvolvidos, novas ações vão passar a tomar forma nos próximos meses.
“O governador Renan Filho definiu diversas prioridades para a nossa pasta desde o início do ano. A partir de agora, poderemos desenvolver novas ações, e dar continuidade àquelas que já estão em andamento. Nossa missão é facilitar a mobilidade urbana de Alagoas, e a Setrand trabalhará diariamente para cumprir esse objetivo”, afirmou Mozart Amaral.

Ações

Entre as principais ações planejadas pela nova pasta, está a duplicação da AL-101 Norte, e a viabilização dos aeroportos de Penedo, Maragogi e Arapiraca. O projeto de ampliação da malha ferroviária do Veículo Leve sob Trilhos, o VLT, também está em pauta.
“São projetos que irão impulsionar a mobilidade do alagoano, bem como, no caso dos aeroportos, trazer mais turistas para o estado. Mas nós não vamos parar por aí. Desde que o governador nos passou a responsabilidade da pasta no início do ano, nós estamos trabalhando para viabilizar diversas outras ações, como a do VLT, que segue como uma das nossas prioridades”, concluiu o futuro secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano.