Geral

Adolescentes internos na UIP participam de mutirão de saúde e educação

29/04/2015
Adolescentes internos na UIP participam de mutirão de saúde e educação
Durante ação, internos puderam realizar exames de glicemia e testes rápidos para detecção de HIV e sífilis (Foto: Ascom/ SAP)

Durante ação, internos puderam realizar exames de glicemia e testes rápidos para detecção de HIV e sífilis (Foto: Ascom/ SAP)

A Diretoria de Saúde e a Diretoria de Educação da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) realizaram, nesta terça-feira (28), um mutirão na Unidade de Internação Provisória (UIP). A ação contou com a presença de diversos profissionais e teve como propósito atender as necessidades médicas e realizar a matrícula dos socioeducandos para o início do ano letivo.
A proposta do mutirão foi atender individualmente cada adolescente, ofertando serviços médicos, odontológicos, psicológicos e acompanhamento com assistente social. Durante a ação, os socioeducandos realizaram, também, exame de glicemia capilar para verificar a glicose, aferição da pressão arterial e testes rápidos para detecção de HIV e sífilis.
Segundo a diretora de Saúde da Sase, Polyana Teixeira, esse tipo de atividade ajuda na relação com os socioeducandos, fazendo com que os jovens se sintam valorizados.
“Ao oferecermos esses serviços, além de cumprir a lei e sanar as demandas reprimidas, contribuímos para a ressocialização desses jovens,” observou.
O socioeducando R. R. A., de 16 anos, foi um dos internos atendidos pelo mutirão, considerando que a iniciativa ajuda no processo socieducativo.
“Esse tipo de atividade faz muito bem para a gente, porque atendem nossas necessidades e faz com que a gente se sinta valorizado. É bom saber que tem alguém que se preocupa com nosso bem estar”, comentou.
O adolescente disse ainda que essas ações são muito bem recebidas pelos colegas. “Todos aqui gostam quando tem alguma coisa diferente, especial”, completou.

Educação

No período da tarde, a equipe de educação realizou entrevistas com os socioeducandos para traçar o perfil estudantil e realizar as matrículas dos internos. Desta forma, os adolescentes passam a participar das atividades pedagógicas oferecidas pela Diretoria de Educação.
Equipes de monitores da unidade e do Grupo Operacional de Agentes Socioeducativos (Goase) acompanharam o mutirão, dando o suporte necessário para a realização das atividades.