Geral

Seplag divulga estimativa trimestral do Produto Interno Bruto de AL

02/03/2015
Seplag divulga estimativa trimestral do Produto Interno Bruto de AL
Pesquisa aponta para um decréscimo significativo no setor de Agropecuária, com ênfase no abate de bovinos.

Pesquisa aponta para um decréscimo significativo no setor de Agropecuária, com ênfase no abate de bovinos.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulga, nesta segunda-feira (2), os dados que compõem a Estimativa Trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) para Alagoas.
O índice acompanha o crescimento real da economia alagoana, por meio da evolução física de seus principais setores de atividade: Agropecuária, Indústria e Serviços, de modo a antecipar a variações econômicas de cada setor.
Na pesquisa, têm-se como base de comparação o terceiro trimestre, que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro do ano de 2014, contra o igual trimestre do ano anterior, 2013.
O economista Roberson Leite, integrante da equipe de Diretoria de Estatística e Indicadores, que audita os resultados ressalta a importância do estudo. “Com a estimativa trimestral nossos gestores podem administrar melhor suas ações com base nos reflexos do mercado. Se fossem esperar pela publicação anual do IBGE, as ações seriam tomadas em disparidade com a realidade”, afirma o economista.
A pesquisa aponta para um decréscimo significativo no setor de Agropecuária, com destaque para os valores auditados nas atividades de lavoura e de abate de bovinos. Além disso, foi registrado também um aumento na Indústria, mesmo com as contratações em baixa na construção civil.
O setor de Serviços se manteve moderado, apresentando uma alta nos valores de Intermediação Financeira, que é referente às atividades bancárias de captação monetária, empréstimos e FINANCIAMENTOS.
Ainda de acordo com o economista, a antecipação dos dados é chamada de estimativa, visto que a divulgação do relatório oficial do PIB brasileiro só é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma vez ao ano e com uma defasagem na apuração correspondente a dois anos.