Geral

Reunião aprofunda conhecimento sobre Arranjos Produtivos Locais

03/03/2015
Reunião aprofunda conhecimento sobre Arranjos Produtivos Locais

Arranjos Produtivos Locais têm uma participação significativa na economia alagoana. (Foto: Acervo Secom/AL)

Arranjos Produtivos Locais têm uma participação significativa na economia alagoana. (Foto: Acervo Secom/AL)

A coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) promoveu uma reunião, nesta terça-feira (3), com todos os envolvidos na iniciativa, para discutir os principais desafios, conquistas e perspectivas para 2015. O encontro, realizado na sede do Sebrae, teve a intenção de explicar o funcionamento dos grupos para novos integrantes da equipe técnica do programa. O PAPL é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae.
Na ocasião, os gestores dos 18 arranjos explicaram a situação de cada um, ressaltaram o histórico, os limites territoriais, os diversos produtos que representam os trabalhos dos grupos atendidos, além as demandas dos produtores.
Para a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, é preciso focar nos resultados para se atingir sucesso com os arranjos. “Vamos trabalhar em três pilares, que são inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. Desta forma, junto às vocações produtivas, poderemos obter grandes conquistas com os APLs”, enfatiza.
De acordo com diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Moraes, o fortalecimento das parcerias é fundamental no desenvolvimento dos grupos. “Nós ficamos bastante realizados em ter os diversos segmentos de atuação evoluindo. Temos que aproveitar o momento para mobilizar os atores envolvidos e incentivar mais ainda um trabalho contínuo voltado ao desenvolvimento”, explica.
A chegada do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) nas várias cidades alagoanas trouxe uma verdadeira modificação no modo de agir e pensar dos cidadãos. Locais antes esquecidos, hoje são peças fundamentais na economia do estado, além disso, os benefícios para os pequenos e médios produtores deram uma motivação maior para os trabalhos.