Geral

Educação Especial inicia formação para professores das redes públicas

18/03/2015
Educação Especial inicia formação para professores das redes públicas
Capacitação vai qualificar atendimento a alunos com necessidades especiais. (Foto: Divulgação)

Capacitação vai qualificar atendimento a alunos com necessidades especiais. (Foto: Divulgação)

A capacitação educacional voltada para a preparação de educadores que atuam na educação especial começou na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro de Educação Especial Wandete Gomes de Castro, no Poço. A formação continuada para atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional vai preparar professores e demais profissionais das redes públicas que atuam com alunos da educação especial em todo o estado.
De acordo com a diretora do centro, Aracy Felix, a formação é ofertada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Especial. Ela é realizada pela unidade e atende cerca de 50 profissionais a cada edição. Os encontros acontecerão quinzenalmente, com uma carga horária total de 80 horas e término previsto para início de dezembro.
Neste primeiro encontro, além de uma visão geral do conteúdo programático do curso, os participantes discutiram sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.

Proposta – Para a coordenadora do Núcleo de Formação do Centro e facilitadora desta primeira aula, Joelina Cerqueira, os profissionais que atuam com alunos com deficiência precisam de atualização contínua. De acordo com a educadora, esta formação, além de dar visibilidade a questões importantes para discussão na área da educação especial, propicia troca de experiências e reconhece o trabalho desenvolvido por estes, tanto em salas de recursos, quando em outros ambientes.
“A formação é muito rica, pois além de propiciar aos participantes a oportunidade de socializar suas experiências traz aprendizados relevantes para suas práticas, tanto a partir dos conteúdos ofertados, quanto das vivências trocadas entre eles”, destaca a coordenadora.
Os participantes da capacitação apontaram os benefícios da troca de experiências entre os educadores. “Na escola onde atuo, temos uma sala de recurso tipo 2, que atende todos os tipos de deficiência. E este ano, temos 28 alunos fazendo uso deste espaço. Esta interação com os demais nos ajuda na prática diária e essa troca é muito importante”, afirma o professor de tecnologia assistiva da Escola Estadual Rosalvo Lobo, Flávio Jonnathan Gaia.

Novos Participantes – A coordenação do curso explicou que, neste primeiro momento, será feito um levantamento geral da turma e informou que, a depender desta avaliação, ainda há possibilidade de aceitar novos participantes.
“Ao final deste primeiro encontro, saberemos quem efetivamente precisa da formação e, se for o caso, aceitaremos outros interessados”, afirma Joelina Cerqueira.
A coordenadora informa que outros cursos serão ofertados ainda este ano pelo Centro Wandete, na área de autismo e de avaliação. As inscrições são feitas na própria unidade, na Travessa Pedro Américo, S/N, no bairro do Poço.