Geral

Combate à evasão e repetência escolar serão prioridades para 5ª CRE

03/03/2015
Combate à evasão e repetência escolar serão prioridades para 5ª CRE
Wilany Barbosa disse que em sua gestão pretende desenvolver ações que minimizem as taxas de evasão e repetência escolar, fatores que influenciam negativamente no Ideb (Foto: Valdir Rocha)

Wilany Barbosa disse que em sua gestão pretende desenvolver ações que minimizem as taxas de evasão e repetência escolar, fatores que influenciam negativamente no Ideb (Foto: Valdir Rocha)

    O combate à evasão de alunos e repetência escolar serão prioridades da nova coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Wilany Barbosa. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (2) durante a transmissão de cargo na sede da CRE, em Arapiraca. Na ocasião, também foi feita uma homenagem à antiga coordenadora, Maria Damasceno.
Responsável por 33 escolas da rede estadual nos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Taquarana, São Sebastião, Feira Grande, Coité do Noia, Traipu, Limoeiro de Anadia e Craíbas, a 5ª CRE possui 25 mil alunos matriculados em suas escolas e ainda presta atendimento a 54 unidades particulares da região.
Até o início de fevereiro, Wilany estava na direção da Escola Municipal Walter Bezerra, que, desde a década passada, se destaca como um dos melhores desempenhos da rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2013, a unidade atingiu a pontuação 5.6 no índice.
Durante seu discurso, a nova coordenadora agradeceu a recepção da equipe da coordenadoria e apontou as principais ações a serem empreendidas nos próximos dois anos. “Pretendemos desenvolver ações que minimizem as taxas de evasão e repetência escolar, fatores que influenciam negativamente no Ideb. Além disso, vamos fortalecer nossa estrutura pedagógica no Ensino Médio, de forma a torná-lo mais atrativo para o jovem, seja por meio da oferta de cursos profissionalizantes ou pela adoção de práticas didáticas mais dinâmicas”, adiantou a coordenadora.

Homenagem

Após receber uma homenagem da equipe da CRE, a antiga coordenadora Maria Damasceno desejou sucesso a sua sucessora e ressaltou o comprometimento dos servidores da coordenadoria.
“Fui coordenadora desta CRE nos anos 90 e, quase 15 anos depois, retornei ao cargo. Nestes dois momentos, fiz muitas amizades e sempre me deparei com um grupo engajado e que sempre se esmerou em oferecer o melhor atendimento à comunidade. Fico feliz com a escolha de Wilany, cujo excelente perfil como gestora trará muitas contribuições”, afirmou Maria.
Representando a Secretaria de Estado da Educação (SEE) no evento, a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Claudiane Pimentel, disse que o novo modelo de escolha dos coordenadores regionais de educação visa promover melhorias na aprendizagem. “Todos os novos coordenadores foram avaliados de acordo com o seu currículo e seu desempenho, enquanto gestor, na última edição do Ideb. Eles também precisaram apresentar um plano de intenções para a coordenadoria”, contou Claudiane.
A superintendente também adiantou que, a partir de abril, a SEE deverá iniciar um cronograma de reuniões com as CREs e os diretores escolares. “Também estamos fazendo levantamento de unidades em todo o estado tanto para os cursos profissionalizantes do Pronatec como para a implantação do Ensino Médio em tempo integral”, revelou.

Perfil

Educadora com mais de 15 anos de experiência, Wilany Felix Barbosa é graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com especialização em Gestão Escolar. Desde 1999, atua na rede municipal em Arapiraca como professora de Ciências e, um ano depois, passou a lecionar a mesma disciplina como professora efetiva da rede estadual.
Além da direção da Escola Municipal Walter Bezerra, também integrou o Conselho Municipal de Educação e é membro do Fórum Municipal de Educação, na Câmara Municipal de Educação Profissional, onde participa, desde 2010, das discussões acerca do Plano Municipal de Educação.