Geral

Barco-escola do IMA percorre Complexo Estuarino-Lagunar

03/03/2015
Barco-escola do IMA percorre Complexo Estuarino-Lagunar

I457O barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA) reinicia suas atividades na tarde dessa quarta-feira (03) dentro do projeto Navegando com o Meio Ambiente. A bordo do catamarã, técnicos de diferentes especialidades apresentam aos grupos organizados aspectos da biodiversidade e os principais problemas existentes no Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).
Com capacidade para 50 pessoas, o catamarã percorre canais que interligam as duas lagunas e também o canal maior da laguna Mundaú. A aula começa em terra, no auditório localizado na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. Ali, os técnicos apresentam os mapas de localização do Complexo.
O projeto é voltado para atender preferencialmente grupos de estudantes, professores e organizações sociais. O barco-escola dessa quarta-feira acontece com funcionários da Usina Utinga Leão, com embarque previsto para 15h.
A aula dura cerca de 90 minutos e, durante todo o percurso, os participantes recebem informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, o CELMM, a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno. Entre os principais problemas encontrados estão as ocupações desordenadas e irregulares, o assoreamento e o descarte dos mais diferentes tipos de dejetos.
O Complexo é formado pelas lagunas Mundaú e Manguaba, localizadas no litoral central do estado de Alagoas, entre os tabuleiros e o oceano. A Mundaú possui cerca de 27 km², sendo receptora do rio Mundaú. A Manguaba, com cerca de 42 km², é alimentada pelos rios Remédios, Paraíba do Meio e Sumaúma. A ligação entre as duas ocorre por uma série de canais interligados, com cerca de 12 km². Perfazendo uma área total de cerca de 81km².
As aulas podem ser agendadas com Juliana Costa, da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa, através do telefone 96234585.