Geral

Human Rights Watch pede libertação de prefeito de Caracas

20/02/2015
Human Rights Watch pede libertação de prefeito de Caracas

  ledezma  A Human Rights Watch (HRW) pediu a libertação do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, da oposição, após o que classificou como detenção “arbitrária” de que foi alvo por parte de agentes do serviço secreto da Venezuela.
“Sem provas da prática de um delito, o prefeito nunca deveria ter sido detido e deveria ser imediatamente libertado. Caso isso não ocorra, estaremos perante um novo caso de detenção arbitrária contra opositores, num país onde não há independência judicial”, afirmou o diretor da HRW para as Américas, José Miguel Vivanco.
Em comunicado, a organização ressalta que o governo da Venezuela “é responsável pela vida e integridade física” de Antonio Ledezma, “detido sem ordem judicial e agredido” pelos agentes.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou que Ledezma vai ser alvo de um processo judicial “por todos os delitos cometidos contra a paz do país”.
A detenção de Antonio Ledezma, líder do partido Alternativa Democrática, ocorreu na quinta-feira, um ano depois da detenção de outro membro da oposição Leopoldo López, dirigente do partido Vontade Popular.