Geral

Ciclones causam destruição no Norte da Austrália

20/02/2015
Ciclones causam destruição no Norte da Austrália

    5235O Ciclone Marcia que atingiu o Nordeste da Austrália – onde provocou danos em casas, apagões e obrigou a retirada de moradores – perdeu força depois de ter tocado a terra. Milhares de pessoas estão sem energia elétrica e centenas foram transferidas para centros de abrigo, apesar de, até o momento, não haver registro de mortos ou feridos graves.
O Ciclone Marcia entrou no território australiano esta manhã (20), tocando a terra na baía de Shoalwater, entre as localidades de Lawrence e Yeepoon, no estado de Queensland, no seu nível máximo de 5. A potência levou as autoridades a advertir as pessoas para se preparar para uma “calamidade”.
O ciclone arrancou telhados de casas e derrubou árvores na localidade de Yeppoon, com 16 mil habitantes, onde chegou quando estava na categoria 4, segundo a chefe do Governo de Queensland, Annastacia Palaszczuk.
O Marcia, que depois diminuiu para a categoria 3, também atingiu a cidade de Rockhampton, a Sul de Yeppoon, com 70 mil habitantes.
O Departamento de Meteorologia indicou que o ciclone, com ventos de 150 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de até 205 km/h, está desacelerando progressivamente à medida que se move rumo ao Sul.
Num fenômeno raro, a Austrália está sendo afetada por dois poderosos ciclones simultaneamente, já que, além do Marcia, o Lam, que atingiu a Região Norte esta madrugada com categoria 4, causou “danos significativos”.