Geral

Jogos de 2016 devem atrair turistas estrangeiros para diversas cidades brasileiras

23/12/2014
Jogos de 2016 devem atrair turistas estrangeiros para diversas cidades brasileiras

 Cristo_Rio   As quatro regiões do Rio de Janeiro — Copacabana, Deodoro, Maracanã e Barra — que receberão os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 serão os grandes destinos dos turistas de todo o mundo que visitarem o Brasil em menos de dois anos. No entanto, eles não deverão conhecer apenas a capital fluminense. Durante a Copa do Mundo da FIFA neste ano, 491 municípios brasileiros receberam turistas. Agora, a expectativa é que um movimento similar seja repetido nos Jogos.
“Com certeza teremos um aumento muito expressivo de turistas, com crescimento maior no Rio de Janeiro, mas, assim como analisamos para a Copa, há uma expectativa muito favorável de que centenas de cidades brasileiras sejam visitadas por quem virá para as Olimpíadas”, explica José Francisco Lopes, diretor de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo. Esse fator também será alavancado pelo fato de quatro cidades, além do Rio de Janeiro, receberem partidas de futebol durante os Jogos de 2016: Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo.
Além disso, de acordo com Lopes, diversas cidades também serão beneficiadas por oferecerem instalações para o período de aclimatação de equipes estrangeiras. “Os Jogos darão oportunidade para muitas outras cidades, que já estão recebendo delegações de outros países em suas estruturas. É uma oportunidade única de saber que os turistas estrangeiros não vêm apenas para os eventos, mas 83% deles querem conhecer outras cidades”, destaca.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo logo após o Mundial de futebol apontou que, em relação à demanda internacional, 90,2% dos turistas entrevistados viajaram para o Brasil tendo o torneio como principal motivo. Entre as cidades mais visitadas das quase cinco centenas, o Rio de Janeiro liderou, com 70,7%, seguido por São Paulo (43,3%), Belo Horizonte (20,8%), Brasília (19,1%) e Salvador (15,3%). Em média, cada turista visitou 2,8 municípios.
“As pesquisas comprovaram que oferecemos uma das melhores Copas de todos os tempos e que ela se destacou pela hospitalidade”, aponta o ministro do Turismo, Vinícius Lages. “Todas as pesquisas que realizamos apontaram que quase 60% das pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, visitaram as cidades pela primeira vez e todos se encantaram com os serviços e apontaram a intenção de voltar, mostrando que o Brasil é, sem dúvidas, um dos melhores destinos do mundo para se visitar”, acrescenta.
Ainda durante a Copa do Mundo, 97,4% ressaltaram a hospitalidade do povo brasileiro e 95,3% afirmaram que pretendem retornar ao Brasil, sendo que 17,1% disseram que voltariam em ocasiões específicas. Desses, 65,1% sinalizaram os Jogos de 2016 como o evento motivador para a nova viagem.
“Temos o desafio de aproveitar esse calendário de eventos esportivos, sobretudo os Jogos Olímpicos de 2016, e não olharmos apenas com o desafio de realizar um dos melhores Jogos de todos os tempos, mas também de transformar 2016 no ano olímpico do turismo e do esporte”, defende Lages.
Para Ricardo Trade, diretor-executivo do Comitê Organizador Local da Copa (COL/FIFA), a estrutura alcançada por meio da realização do Mundial permitiu que, a partir de agora, o turismo cresça ainda mais no Brasil. “Tínhamos que ter esse ‘banho de loja’ que tivemos com a Copa e, com isso, melhorar nosso turismo. Eu sonho em falar que receberemos 20 milhões de turistas em 2020. Temos a enorme capacidade de ser esse mercado no futuro. Nós sabemos celebrar e receber bem, mas precisávamos dessa estrutura. E foi o que a Copa trouxe, e os Jogos Olímpicos vão trazer também”, acredita.
Em 2016, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estima que o Brasil receberá cerca de 380 mil turistas estrangeiros durante a competição olímpica. A empresa organizará uma série de eventos para promover o turismo para os Jogos, seguindo um molde similar ao realizado com o Goal to Brasil, voltado para a Copa do Mundo, e que passou por 17 países. O nome e os detalhes do projeto ainda serão divulgados.