Geral

Em noite especial, Ministério do Esporte homenageia empresas que investiram no esporte

10/12/2014
Em noite especial, Ministério do Esporte homenageia empresas que investiram no esporte

   PremioEmpresarioAmigoDoEsport A quinta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, realizada pelo Ministério do Esporte na noite desta terça-feira (9.12), no Clube Pinheiros, em São Paulo, homenageou grandes nomes do empresariado nacional. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a solenidade que homenageia os patrocinadores de projetos desportivos e paradesportivos, é o reconhecimento e um estímulo tanto para as empresas que já doaram recursos por meio da Lei de Incentivo, quanto para as novas empresas que pensam em contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do esporte nacional.
Bradesco, Itaú Unibanco e Petrobras receberam das mãos de Aldo Rebelo o prêmio da noite, na categoria Maior Amigo do Esporte, por serem as empresas que mais investiram no esporte brasileiro utilizando a Lei de Incentivo ao Esporte em 2013.
Segundo o ministro, a legislação é o melhor mecanismo que  sintetiza e permite a integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade. “A Lei de Incentivo ao Esporte permite a integração, porque ela busca recursos privados,  via mecanismo da renúncia fiscal, e se dirige para que os recursos sejam geridos para servirem a comunidade. Tudo na sociedade parte de uma ideia para viver uma experiência. E a experiência da Lei de Incentivo tem sido vitoriosa pelos números que vêm superando a cada ano e a diversidade de projetos”, disse.
Itaú Unibanco foi o vencedor na categoria Melhor Amigo do Esporte, que premia as empresas que investiram em projetos com melhor distribuição pelas regiões brasileiras, seguido pelo Bradesco e Petrobras.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, afirmou que a entidade já captou mais de R$ 34 milhões desde a criação do mecanismo e que os recursos foram destinados para o fomento e desenvolvimento da modalidade. “A Lei completará oito anos em 2015 e poderá terminar no próximo ano. Aqui vai um apelo do esporte brasileiro para que ela continue, pois é impossível o esporte continuar avançando no país sem a legislação”, disse.

 Reconhecimento pessoa física

Nesta edição, a cerimônia celebrou o crescimento do número de doadores de pessoas físicas, o que significa que a política pública de promoção do esporte por meio da legislação começou a ser difundida na população, com cerca de 2,3 mil doadores individuais, número superior ao de pessoas jurídicas patrocinadoras. Os premiados na categoria Amigos do Esporte Pessoa Física foram: Jean Marc Robert Etlin, Carlos Alberto Rodrigues e Júlio Siqueira Araújo.
Durante a cerimônia foram entregues 71 prêmios, distribuídos por oito diferentes categorias: Amigo do Esporte; Melhor Amigo do Esporte; Amigo do Esporte de Participação; Amigo do Esporte de Rendimento; Amigo do Esporte Educacional; Dedicação e Incentivo; Amigo do Esporte – Pessoa física; e Melhor Amigo do Esporte no Estado. Na premiação, estiveram presentes personalidades vinculadas ao esporte nacional, entre atletas, dirigentes esportivos e empresários.
No final da cerimônia, o ex-jogador da seleção brasileira Vampeta, agradeceu e entregou ao ministro Aldo Rebelo uma homenagem pela contribuição ao esporte nacional.

    Entenda a Lei de Incentivo ao Esporte

Conhecida como um instrumento extremamente democrático de estímulo ao esporte, a Lei de Incentivo beneficia desde sua criação, em 2007, pessoas de todas as regiões do país e de todas as classes sociais. O mecanismo permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do IR.
Em 2013, por meio dos projetos, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas de forma direta em todo o Brasil, com o investimento de R$ 229,2 milhões, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. A região Sudeste captou 83% dos recursos, seguido pelo Sul (10%), Nordeste (3%), Centro-Oeste (2%) e Norte (2%).