Geral

Atleta alagoana é medalhista no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu

15/12/2014
Atleta alagoana é medalhista no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu

   Max A atleta Maxiane D’Oliveira, faixa marrom da equipe Sando Melo de Jiu-jitsu, foi uma das medalhistas no Campeonato Sul-americano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, realizado no mês de novembro, no Rio de Janeiro. A atleta ficou em 3º lugar em sua categoria e no Absoluto, faixa marrom.
Embora tenha praticado vários esportes coletivos durante sua infância e adolescência, Maxiane D’Oliveira, conhecida carinhosamente como Max, conheceu o jiu-jitsu após receber um convite de alguns amigos, em 2006. A paixão foi tão instantânea que, neste momento, ela entrou no tatame e de lá não conseguiu mais sair.
Oito anos se passaram e Max, que é atleta do CT Sandro Melo da professora Andréia Rocha, localizado em Rio Largo, evoluiu muito no esporte, se tornando destaque nos campeonatos locais, regionais, e nos internos da própria equipe.
“Quando comecei a praticar o jiu-jitsu, não tinha nem o quimono. Mas isso não foi obstáculo suficiente para me fazer desistir, pois eu já estava muito ‘contaminada’ pelo esporte. Houve um período que passava mais tempo na academia, treinando, que em casa”, evidenciou a atleta.
Sobre o resultado final no Sul-Americano, Max Oliveira ressalta que o terceiro lugar não foi o esperado por ela, que almejava os primeiros lugares nos pódios, mas foi muito bom quando se analisa as circunstâncias anteriores ao campeonato: a atleta sofreu um acidente que a afastou dos tatames e, logo após, encontrou dificuldade em conciliar trabalho e estudo com os horários dos treinamentos.
“Essa foi a minha primeira competição fora de Alagoas e eu realmente não tinha noção de como deveria ser a preparação psicológica, técnica e física para o alto nível dos atletas que encontraria. Estou retomando os treinamentos técnicos e físicos para que, em 2015, eu possa focar nos campeonatos nacionais e internacionais e trazer melhores resultados”, analisou Max.
Quando questionada sobre o que o jiu-jitsu representa em sua vida, Maxiane D’Oliveira tem dificuldade em encontrar uma definição e arremata: “Sabe aquela paz?”.