Geral

Alagoas celebra Dia da Consciência Negra com atividades culturais

20/11/2014
Alagoas celebra Dia da Consciência Negra com atividades culturais

Capoeira se junta a apresentações artísticas, culturais e dança dos Orixás (Foto: Neno Canuto)

Capoeira se junta a apresentações artísticas, culturais e dança dos Orixás (Foto: Neno Canuto)

A programação do Dia Nacional da Consciência Negra, que transcorre nesta quinta-feira – 20 de novembro -, promovida pela Fundação Cultural Palmares, com apoio do Governo de Alagoas e em parceria com a Prefeitura de União dos Palmares, inclui atividades culturais, palestras, competições, projetos sociais e a inauguração de uma nova estátua do herói Zumbi. Religiosos de matriz africana também sobem a Serra da Barriga nesta quinta-feira e participam de cerimônias especiais.
Em Alagoas, tradicionalmente a celebração pelo Dia Nacional da Consciência Negra no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, reunindo centenas do estado e de visitantes.
A data, que era celebrada apenas em alguns estados, teve este ano valorização e destaque com a sanção da Lei Federal nº 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que passa a ser comemorado oficialmente, em todo o território nacional, no dia 20 de novembro.

    Programação

A programação na Serra da Barriga será aberta às 4h com  a cerimônia em homenagem a ancestrais dos Religiosos de Matriz Africana, cerca de 300 religiosos vindos de Maceió e União dos Palmares. Às 8h haverá reverência aos ancestrais africanos (Iségún Káwójuba) e cortejo com 80 yalorixas locais, abrindo à Visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Às 9h haverá degustação Afro-Brasileira (café da manhã com as 300 autoridades e babalorixas e yalorixas), no restaurante do Parque.
A programação prossegue às 10h com homenagem a Zumbi, com a colocação da coroa de flores e salva de tiros, seguida de apresentação Artística e Cultural e Dança dos Orixás. Ao meio dia acontece a degustação da Culinária Afro-Brasileira no restaurante do Parque e entre 13 e 17h as apresentações de grupos culturais locais.