Cidades

Nova Vida é o novo assentamento para famílias acampadas da Região Norte de Alagoas

08/10/2014
Nova Vida é o novo assentamento para famílias  acampadas da Região Norte de Alagoas

   portocalvo Trabalhadores sem-terra do acampamento Nova Vida (no antigo engenho Arrepiado), entre os municípios de Porto Calvo e Japaratinga, realizam na manhã desta sexta-feira (10/10) uma festa para comemorar a criação do novo assentamento. O evento vai reunir lideranças de movimentos sociais e representantes do Incra e outras instituições públicas e entidades civis vinculadas à reforma agrária.
O Incra foi imitido na posse do imóvel, depois de uma longa disputa judicial, em agosto deste ano. No dia 26 de setembro foi publicada a portaria de criação do projeto de assentamento Nova Vida / Irmã Daniela, que vai assentar 31 famílias numa área de 306 hectares.
A superintendente substituta do Incra, Alessandra Costa, afirmou que a criação do assentamento é uma conquista conjunta das famílias e do Incra. “A esperança, a disposição de luta, a paciência das famílias foram fundamentais para apoiar o Incra na longa batalha jurídica que foi travada, pois sempre dissemos que não abriríamos mão dessa propriedade para assentar trabalhadores que tanto anseiam pelo acesso à terra”, disse  Alessandra, que vai formalizar a entrada oficial das famílias no imóvel obtido pelo governo federal.
Para Josival Oliveira, coordenador estadual do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), a criação do assentamento “faz justiça às famílias que lutaram por mais de uma década”. Oliveira explicou que se trata de um acampamento formado por trabalhadores da própria região, muitos deles antigos moradores do engenho, e que isso representa um “lucro social”.
De acordo com técnicos da autarquia, o Incra teve de esperar decisões judiciais envolvendo proprietários e credores, o que justifica a demora. O decreto presidencial de desapropriação por interesse social foi publicado em 2012. A partir de então, o Incra fez todos os procedimentos administrativos e judiciais que culminaram na decisão de imissão na posse, em 21 de agosto deste ano.
Além de Nova Vida, mais três outros imóveis passam para o controle do Incra já este ano em Alagoas. Em Mata Grande, 25 famílias serão assentadas na fazenda Curral de Fora e outras 11 na fazenda Arapuá. Em Traipu, serão assentadas 14 famílias no imóvel Angico.