Cidades

Limoeiro de Anadia na luta contra o câncer de mama e de colo do útero

08/10/2014
Limoeiro de Anadia na luta contra o câncer de mama e de colo do útero

  Outubro Rosa  A Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia abriu oficialmente no dia 1º, a Campanha Outubro Rosa 2014, de combate e prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, realizada anualmente em várias partes do planeta. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que enviou técnicos do órgão ao município para ajudar no atendimento às mulheres.
As ações, iniciadas pelo povoado Cacimbas, têm por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção das referidas doenças, consideradas os tipos mais frequentes de câncer no mundo e com altas taxas de mortalidade no País. Se diagnosticadas e tratadas no início, as chances de cura são bastante significativas.
Com o tema Declare o seu amor por você mesma. Todos Contra o Câncer de Mama e do Colo de Útero, as ações do Outubro Rosa em Limoeiro de Anadia acontecem até o dia 31 deste mês, das 8h às 11h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (USBs) do município, sob a organização da Coordenação de Promoção à Saúde, Coordenação de Atenção Básica e Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer da Secretaria Municipal de Saúde.
Constam na programação, a realização de exames gratuitos de citologia e mamografia, visitas domiciliares e palestras educativas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo do útero e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), proferidas por enfermeiras das USB’s, que irão repassar orientações sobre a saúde da mulher e a importância do autoexame da mama, visando intensificar o trabalho de conscientização desse público e evitar o diagnóstico tardio da doença. Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também participam da campanha com a realização de atividades físicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outras ações.
Na próxima quinta-feira, dia 9 de outubro, as atividades estarão concentradas na sede do Programa Saúde da Família (PSF) do povoado Camadanta, com palestras de técnicos do Nasf e da enfermeira Andrezza Lanize.
O ponto alto da programação acontece no dia 22 de outubro, na Praça de Eventos de Limoeiro, envolvendo profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Além de palestras educativas, o dia será marcado por serviços de embelezamento oferecidos pela empresa Samila Cosméticos, de Arapiraca, uma grande parceira da Prefeitura nessas ações, coffee break e distribuição de brindes. A Empresa Doce Popular também estará presente com um estande de exposição de seus produtos.
Ainda no dia 22, das 8h às 11 horas, serão realizados exames de citologia no Posto de Saúde do povoado Genipapo. As ações do Outubro Rosa 2014 em Limoeiro de Anadia prosseguem até o dia 31.