Cidades

Greve dos bancários em Maceió conquista 100% de adesão segundo sindicato

02/10/2014
Greve dos bancários em Maceió conquista 100% de adesão segundo sindicato

greve-dos-bancarios-2014O terceiro dia da greve dos bancários em Alagoas alcançou todas agências da capital, segundo o Sindicato dos Bancários de Alagoas. A categoria pressiona a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas ainda não há previsão para o fim da greve, com os usuários recorrendo apenas aos caixas eletrônicos de autoatendimento, bem como às casas lotéricas e correspondentes bancários.

Ao todo, 168 agências estão fechadas em Alagoas, de um total de 211. Na capital, a paralisação ganhou total adesão nesta quinta-feira (2). Com isso, todas as 73 agências estão fechadas, ainda segundo a entidade.

A diretoria do Sindicato dos Bancários está realizando reuniões diárias em Maceió para avaliar o movimento grevista, adiantando que a mobilização não cessará enquanto a Fenaban não aceitar os 12,5% de aumento propostos pelo movimento nacional. “Eles ofereceram 7,35% de aumento, mas não aceitamos. A greve continua sem previsão para acabar”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Jairo França.

A greve dos bancários é nacional e tem como principais reivindicações, além do reajuste nos salários, piso salarial de R$ 2.979,25, melhoria da participação nos lucros, vale-alimentação e refeição, além de cesta básica e auxílio creche. Os bancários também querem a manutenção dos planos de saúde na aposentadoria, o fim das demissões, assédio moral e rotatividade, além de mais contratações e do combate às terceirizações.

Boato 

Na manhã desta quinta-feira (02), usuários de bancos denunciaram a falta de envelopes para depósito nos terminais de autoatendimento, insinuando que o sindicato teria recolhido os papéis. Os bancários, porém, negam a informação, alegando que a distribuição dos envelopes compete às agências, e assegurando que o movimento paredista não tem como objetivo prejudicar a população.

Confira, abaixo, a íntegra da nota emitida pelo sindicato.

Nota de Esclarecimento

O Sindicato dos Bancários de Alagoas esclarece à imprensa e à população em geral que não orientou a retirada de envelopes – para depósito bancário – das instituições financeiras do Estado, nem tampouco a retirada da opção “Depósito” dos caixas eletrônicos do autoatendimento. A retirada dos envelopes e a suspensão do serviço “Depósito”, observados em algumas agências bancárias, tem sido iniciativa exclusiva dos bancos, fato que consideramos lamentável e que condenamos.

Não é intenção dos bancários e da greve nacional da categoria prejudicar a população, tanto que não há bloqueio dos grevistas às salas de autoatendimento e a outras dependências dos bancos. O objetivo da greve, que foi inevitável, é pressionar os banqueiros e os dirigentes dos bancos públicos para que apresentem uma proposta digna de acordo salarial, que contemple de forma justa o esforço dos trabalhadores. Isto é plenamente possível diante do lucro bilionário que os bancos tiveram ao longo dos últimos doze meses.

Sindicato dos Bancários de Alagoas – Filiado à CUT