Geral

Estudantes representam AL em mostra de ciência e tecnologia no RS

24/10/2014
Estudantes representam AL em mostra de ciência e tecnologia no RS

Estudantes do Agreste que vão representar Alagoas no Rio Grande do Sul (Foto: Valdir Rocha)

Estudantes do Agreste que vão representar Alagoas no Rio Grande do Sul (Foto: Valdir Rocha)

  Três pesquisas científicas, desenvolvidas por alunos de duas escolas públicas do Agreste alagoano, vão representar Alagoas na 29ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que começa na próxima semana em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, Aline Maria Matias dos Santos, 14 anos, e William Vitor Pinheiro dos Santos Melo, 14 anos, estudam na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa. Eles vão apresentar na 29ª Mostratec pesquisa realizada com base no fruto do jenipapo, resultante de um complemento alimentar que combate a anemia e ajuda a aliviar as dores provocadas pelas artroses.
Já os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Bruno de Goes Silva, 16 anos, e Francisco Henrique Correia de Oliveira, 15 anos, vão levar para Mostratec um inseticida natural, a base de limão e cravo da índia, que combate e controla a incidência de moscas nas residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.
A aluna Bárbara Mariana da Silva Rodrigues, 16 anos, estudante do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Isaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, vai representar Alagoas na feira com um produto a base de semente de linhaça, que ajuda a prevenir a queda de cabelos. O gel desenvolvido por ela também funciona como tônico capilar.
“Essa experiência desenvolvida pela Bárbara teve uma boa aceitação na Feira de Ciência, realizada em Pernambuco, o que possibilitou a inscrição dessa pesquisa na Mostratec deste ano em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul”, afirmou a professora de Química, Nadja Alves, que orienta as pesquisas dos alunos que irão representar Alagoas. Ela e os cinco alunos da região do Agreste viajam para o Rio Grande do Sul no próximo domingo (26/10) e retornam no início de novembro.
Segundo Nadja Alves, a experiência dos alunos de Lagoa da Canoa com o fruto do jenipapo já despertou o interesse de uma nutricionista da região, que quer ajudar na pesquisa, ministrando a mistura para pessoas com problemas de anemia, para verificar a eficácia do produto. “Isso mostra que eles estão no caminho certo”, afirmou Nadja.
Considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, a Mostratec reúne jovens cientistas de 14 a 20 anos de 20 países e de todos os estados brasileiros. Ao todo, serão apresentados cerca de 300 projetos em 13 áreas diferentes.
Este é o quarto ano consecutivo que as duas escolas participam da mostra. Em 2011, as unidades de ensino estiveram presentes ao evento com quatro pesquisas científicas: uma sobre o uso da flor de hibisco vermelha para extrair corantes alimentícios e outra sobre uso das folhas do jenipapo para tingir peças de roupa. Também levaram pesquisa sobre a utilização da folha da taioba para repelir o mosquito da dengue e mais uma sobre a extração sustentável e de baixo custo do óleo de coco.