Geral

Conselho Estadual discute registro do sururu como Patrimônio Imaterial

08/10/2014
Conselho Estadual discute registro do sururu como Patrimônio Imaterial

Conselho EstadualO Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reuniu na manhã desta quarta-feira, (8), no Museu da Imagem do Som de Alagoas (Misa), para discutir a continuidade do processo de registro do Sururu como Patrimônio Imaterial. O processo iniciado no mês de junho depende agora da apresentação de instrução técnica que será elaborada pelo professor da Uneal, Edson Bezerra, e depois passará pela avaliação do Conselho.
Segundo Edson Bezerra, ele concluirá o trabalho de pesquisa e apanhado de documentos no final deste mês. “Estou reunindo informações que tratam do sururu, tanto em aspectos na cadeia simbólica, como na cadeia produtiva e sua ressonância na sociedade alagoana”, afirmou.
Durante a reunião, o secretário de Estado da Cultura e presidente do Conselho, Osvaldo Viégas, comunicou aos conselheiros que a reabertura da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e entrega da obra de restauro do Palacete Barão de Jaraguá, prédio que abriga a Biblioteca, está prevista para o mês de novembro.

Após a reunião do CEC, os conselheiros deram início à reunião da Ordem do Mérito dos Palmares, condecoração mais importante do Estado que anualmente destina-se à personalidades que realizaram projetos em prol do desenvolvimento do país. A comenda terá nove indicações para 2014.
Estiveram presentes na reunião os conselheiros Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal; Janaína Ávila, da secretaria de Planejamento; Suely Silva, da Secretaria de Educação e do Esporte; Sandro Gama, superintendente do Iphan/AL,;Keyler Simões, presidente da Asfopal; Marcone Correia, da Rede Alagoana de Pontos de Cultura; Jailton Nicácio, da Fits, e Júlio Cesar, do Sesc/AL.
Além dos conselheiros, também participaram da reunião o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcellos; o diretor do Misa, Fernando Lôbo, e equipe do Pró-Memória.