Geral

Arapiraca sedia 1ª edição da Expomandioca

07/10/2014
Arapiraca sedia 1ª edição da Expomandioca

mandioca001 (1).Google_ImagensA mandioca é uma raiz originária do Brasil, mas conhecida no mundo todo. Está presente na alimentação de mais de 700 milhões de pessoas, e é muito consumida entre os brasileiros, principalmente os da região Nordeste. Atualmente, a Manihot esculenta Crantz – nome científico da raiz – é produzida em mais de 100 países, sendo o Brasil o segundo maior produtor do mundo, representando 10% da produção global.
As informações são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que também coloca a mandioca como um dos oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada; e o sexto em valor de produção. Plantada em diversos estados, ela pode ser encontrada em supermercados, minimercados ou em feiras livres, com os nomes de macaxeira ou aipim.
Diante da importância desse alimento, foi desenvolvido, em Alagoas, um evento para evidenciar e promover a cultura da raiz: a Expomandioca. A primeira edição da exposição será realizada entre os dias 10 e 19 de outubro, no município de Arapiraca, Agreste alagoano. A abertura será às 19h, no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, localizado no Parque Municipal Ceci Cunha, com uma apresentação sobre a Perspectiva do Mercado da Mandioca.
O evento é promovido pelo Sebrae em Alagoas, com a parceria da Prefeitura Municipal de Arapiraca, e ocorre em paralelo ao 2º Festival Gastronômico do município, evento que já faz parte do calendário da cidade.

Programação
A Expomandioca é um evento do setor de agronegócio que pretende expandir a cultura da mandioca. O objetivo é difundir os produtos feitos à base do alimento, a culinária e as novas tecnologias para a produção e o plantio, promovendo a realização de negócios entre beneficiadores, fornecedores, comerciantes, proprietários de restaurantes e consumidores de Arapiraca e região.
De acordo com Seone Barbosa, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, uma das ações realizadas na Expomandioca será a oficina “Boas práticas de manipulação de alimentos”, que mostrará ao público os cuidados necessários com a higiene dos alimentos e do local onde eles são manuseados.
“A exposição será um espaço de muito aprendizado, troca de experiências e informação. É uma excelente oportunidade de conhecimento, e o tema da manipulação de alimentos é sempre atual e necessário”, ressaltou Seone.
A analista conta que produtores e beneficiadores poderão participar, ainda, do Seminário de Mandiocultura, que será realizado das 8h às 13h, no dia 17, no Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. Entre os temas abordados durante o seminário estão a ‘Agricultura familiar e merenda escolar: um bom negócio para o município’ e o ‘Comércio Brasil’, além das apresentações da Pesquisa de Variedades da Mandioca e do Caso Cooperagro – um case de sucesso em compras governamentais.
O público também poderá conferir mais de perto o processo de cultivo da mandioca com o ‘Dia de Campo’, com visita à Companhia Agrícola de Arapiraca (Capa). A exposição e a comercialização de produtos à base de mandioca ficarão disponíveis aos visitantes, no Mercado do Artesanato da cidade, com pães, bolos, farinhas e demais produtos derivados da raiz.
Para Franciane Azevedo, responsável pela organização do Festival Gastronômico pela Prefeitura da cidade, a Expomandioca agrega valor ao festival e destaca a relevância da cultura da mandioca para o desenvolvimento do município.
“Essa cultura é bastante significativa em Arapiraca. Temos, aqui, um bom número de produtores que vivem do cultivo e empresas que processam a raiz para produzir alimentos derivados, além, é claro, dos restaurantes que conseguem fazer os mais deliciosos pratos com o produto”, contou Franciane, explicando que, durante os dias do festival, alguns restaurantes da cidade irão participar do ‘Sabores da Mandioca’ – uma iniciativa que já conta com pelo menos 13 estabelecimentos comerciais inscritos. Nesses locais, serão servidos pratos criados especialmente para o festival, feitos a partir da mandioca, que mostrarão todo o potencial culinário dos restaurantes.

Festival Gastronômico
O 2º Festival Gastronômico de Arapiraca apresenta a diversidade da culinária e a força agrícola da cidade. Este ano, o evento terá a temática voltada para a cultura da mandioca. Entre os parceiros e apoiadores do Festival estão: as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Indústria e de Comércio e Serviços, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), o Sebrae em Alagoas, o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Arapiraca Garden Shopping e empresas locais.
Dando continuidade à série de festivais, está prevista para novembro a realização do “1º Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano”, que será promovido pela Prefeitura de Arapiraca, ainda sem local definido.

Confira abaixo a programação completa da Expomandioca 2014

· Abertura: Perspectiva do Mercado da Mandioca

Dia 10/10, às 19h

Local: Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves

· Sabores da Mandioca

Dias 10 a 19/10

Local: Restaurantes da cidade

· Oficina: Boas práticas de manipulação de alimentos

Dia 13/10, das 09h às 12h

Local: SEBRAE Arapiraca

· Rodada de Negócios

Dia 15/10, das 14h às 18h

Local: SEBRAE Arapiraca

· Dia de Campo

Dia 16/10, das 08h às 17h

Local: CAPA -Companhia Agrícola de Arapiraca – Pé Leve

· Exposição e comercialização de produtos à base de mandioca

Dias 17 a 19/10, das 16h às 22h

Local: Mercado do Artesanato

·Seminário de Mandiocultura

Dia 17/10, das 08h às 13h

Local: SEBRAE Arapiraca

1° Tema: Agricultura familiar e merenda escolar: um bom negócio para o município;

2° Tema: Apresentação da pesquisa de variedades da mandioca;

3° Tema: Apresentação Case Cooperagro – Um caso de sucesso em compras governamentais;

4° Tema: Comércio Brasil.