Geral

Expresso da Cidadania da Defensoria inicia suas atividades em Delmiro Gouveia na próxima semana

15/08/2014
Expresso da Cidadania da Defensoria inicia suas atividades em Delmiro Gouveia na próxima semana

  expressodacidadania A Defensoria Pública de Estado de Alagoas, através do programa “Expresso da Cidadania”, irá realizar sua primeira etapa de atendimentos na cidade de Delmiro Gouveia, na próxima semana.
Durante os dias 19, 20 e 21 deste mês, a unidade móvel, um ônibus adaptado que conta com salas de atendimentos equipadas e informatizadas, estará em frente ao Fórum de Delmiro Gouveia, situado na Av. José Oliveira Rocha, Bairro Novo, para oferta dos serviços de assistência jurídica à população local, que não conta ainda com a presença de defensor público na comarca.
Para a realização dos atendimentos será disponibilizada uma equipe de três defensores públicos, três estagiários e quatro servidores da casa. Conforme o coordenador do “Expresso da Cidadania”, o defensor público André Chalub, a finalidade do projeto é efetivar o direito fundamental à assistência jurídica integral e gratuita ao cidadão hipossuficiente. “O projeto será divido em duas etapas: a primeira acontece agora de 19 a 21 de Agosto e a segunda de 4 a 6 de Novembro”, informou Chalub.
O defensor explicou que as duas etapas no município de Delmiro Gouveia serão complementares. “A 1ª etapa será para a realização de triagens, ajuizamento de ações cíveis e atendimento aos presos locais, enquanto a 2ª etapa será para a realização de audiências correspondentes aos processos ajuizados na 1ª e informação à população dos resultados das demandas. Sendo assim, haverá no local uma atuação integral em matéria de atribuição da Defensoria Pública Estadual”, disse.
Durante a estada do Expresso da Cidadania  em Delmiro Gouveia, serão realizados os serviços de atendimento inicial na área cível, abrangendo ações de divórcio; investigação de paternidade,  alimentos (pensão alimentícia), alvarás, retificação de registro civil e inventário, como também acompanhamento das ações propostas dentro do programa; realização de audiências referentes aos processos ajuizados no programa; análise da situação processual de réus presos e tomada das medidas cabíveis;  realização de audiências criminais; participação em sessões do Tribunal do Júri e inspeção em órgãos públicos a fim de verificar a regularidade dos serviços à  população de baixa renda.
Os atendimentos serão realizados nos horários de 9 horas e 30 minutos às 16 horas e 30 minutos, apenas no dia 19, quando acontece a abertura do programa. Nos dias subsequentes, 20 e 21, os atendimentos serão iniciados com uma hora de antecedência.
Os interessados deverão comparecer ao local portando cópia e original de comprovante de residência, CPF e RG, e demais documentos relacionados ao caso.