Geral

Estado inaugura polos de Batalha e Arapiraca e inicia obras no Jaraguá

15/08/2014
Estado inaugura polos de Batalha e Arapiraca e inicia obras no Jaraguá
Polos Agroalimentares recebem últimos retoques para inauguração (Fotos: Thales Henrique Ramos)

Polos Agroalimentares recebem últimos retoques para inauguração (Fotos: Thales Henrique Ramos)

Os polos agroalimentares de Arapiraca e Batalha, bem como a nova sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), serão inaugurados nos próximos dias pelo Governo do Estado. No dia 22 de agosto, às 10h, será inaugurado o Polo Agroalimentar de Arapiraca, e no dia 29, também às 10h, o Polo Agroalimentar de Batalha. E em 5 de setembro, a nova sede da Secti, no bairro Jaraguá, em Maceió, será inaugurada às 10h, quando também será lançada a pedra fundamental da obra do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS).
O novo Polo de TICS será erguido próximo ao Centro de Convenções de Maceió e tem investimento do Estado no valor de R$ 15 milhões. Todas as obras são ações do Parque Tecnológico de Alagoas, projeto estratégico que faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa, e contemplam as definições do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, construído em 2013 pela primeira vez em Alagoas. O plano aponta diretrizes para os próximos 15 anos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O Polo Agroalimentar de Arapiraca vai prestar serviços de tecnologia voltados para o segmento de mandiocultura e hortifruticultura, contribuindo para o fortalecimento dos APLs – Arranjos Produtivos Locais, os quais receberão apoio tecnológico e incentivo para a cultura da inovação. O objetivo é tornar esses Arranjos Produtivos ainda mais competitivos.
Localizado no Sítio Piauí, Povoado Bananeira, próximo à AL-102, em Arapiraca, o Polo terá uma mini-usina de beneficiamento de mandioca para a produção de álcool, além de biblioteca, sala de informática, auditório, salas de aula e alojamento para abrigar pesquisadores e estudantes.
O APL da Mandioca envolve 14 municípios do Agreste alagoano, com cerca de 600 casas de farinha processando a produção de mais de 27 mil produtores rurais. A região também é potencial produtora de frutas e hortaliças. Todos esses segmentos econômicos poderão se beneficiar com os serviços e parcerias do Polo Agroalimentar de Arapiraca.
O investimento nos polos agroalimentares de Batalha e Arapiraca foi de R$ 12 milhões, financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal), com a contrapartida do Governo do Estado, incluindo os equipamentos.

Polo de Batalha

O Polo Agroalimentar de Batalha, localizado na Avenida Governador Afrânio Lages, no centro da cidade, vai beneficiar o APL de Laticínios, que abrange oito municípios do Sertão de Alagoas, onde funcionam mais de 200 pequenas fábricas de queijo e beneficiamento de leite.
Os serviços do Polo incluem desenvolver e transferir tecnologias para o setor produtivo de leite e derivados, contribuindo para a certificação dessas empresas, o fortalecimento da cultura da inovação e o desenvolvimento com mais competitividade nos mercados local, regional e nacional.
Uma mini-usina de beneficiamento do leite, além de laboratórios, biblioteca, salas de aula e de informática, auditório e alojamento para pesquisadores e estudantes compõem o ambiente do Polo de Batalha.
O Parque Tecnológico e seus polos fazem parte de um projeto do Governo de Alagoas, por meio da Secti e da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas), com o apoio da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além dos municípios nos quais estão inseridos.

Ambiente de Inovação Tecnológica em Jaraguá

A inauguração da nova sede da Secti, no dia 5 de setembro, marcará uma nova era no bairro histórico de Maceió, pois com a obra de construção do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (TICS), o Parque Tecnológico de Alagoas vai tomando dimensões físicas, consolidando um ambiente de inovação tecnológica na região do Jaraguá, como explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton. A localização da nova sede é uma ação estratégica que também faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa, do Governo do Estado.