Geral

Arapiraca sedia II Seminário de Plantas e Fitoterápicos de Alagoas

11/08/2014
Arapiraca sedia II Seminário de Plantas e Fitoterápicos de Alagoas

plantasmedicinais    Arapiraca sediará Nos próximos dias 13 e 14 o II Seminário Sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas, promovido pelo Projeto de Estruturação, Consolidação e Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais para a produção de plantas medicinais e fitoterápicos.
O evento é voltado a estudantes e profissionais das áreas de saúde e agricultura, bem como grupos sociais tais como produtores da agricultura familiar, indígenas, quilombolas, entre outros. Será discutida a temática do cultivo e utilização das plantas medicinais e perspectivas de ampliação de utilização dos fitoterápicos pela rede SUS.

 PROGRAMAÇÃO

No dia 13, o seminário terá início às 08h, com café da manhã e credenciamento; às 09h30, haverá palestra com tema As Plantas Medicinais e a sua Cadeia Produtiva no Brasil. No dia 14, a partir das 9h, mediante credenciamento às 08h, haverá apresentação do Projeto Farmácia Viva, do Ceará. Serão abordadas alternativas de prevenção e conservação da saúde com base na biodiversidade local para promover o uso correto das ervas e plantas medicinais.
A programação ainda conta com apresentação de painéis, minicursos e debates envolvendo as temáticas abordadas. A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), por meio da Comissão Gestora, apóia, acompanha, monitora, avalia e colabora com os processos de desenvolvimento e aprendizagem do APL Fitoterápicos.
O II Seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas é uma realização do Programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas, Prefeitura Municipal de Arapiraca, Diretoria de Assistência Farmacêutica de Alagoas, Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da saúde, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.