Cidades

Arapiraca realiza eleições escolares e dá exemplo democrático

17/08/2014
Arapiraca realiza eleições escolares e dá exemplo democrático

araIMG_0255Dando exemplo de democracia aos jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Arapiraca realizou durante toda esta sexta-feira (15), o processo de eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas do município.
Durante quatro meses, os candidatos se submeteram por um processo de preparação para o pleito eleitoral educacional, apresentando propostas de melhorias tanto na parte pedagógica, pensando na qualidade de ensino e metodologia a ser aplicada para o alunado, quanto para a parte estrutural da instituição.
Para a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, este é um momento importante por exercer a gestão democrática, onde pai de alunos, o quadro efetivo e os alunos a partir dos 12 anos têm a oportunidade de conhecer as propostas dos pré-candidatos e de poder participar da escolha do novo gestor.
Os estudantes consideram que muitas mudanças serão realizadas, acreditando numa nova realidade que será imposta pelos gestores que assumirão a diretoria das escolas a partir da próxima semana, contribuindo para o crescimento estudantil com metas a serem estabelecidas, a exemplo do aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“O aluno vem à escola para aprender e crescer como pessoa. Acreditamos que esses novos diretores transmitirão novos meios de aprendizagem, através do plano de gestão apresentado durante a sua campanha para o pleito. A Rede Municipal de Ensino ganha com tudo isso”, disse a secretária Ana Valéria Peixoto.
Ela destacou ainda o compromisso investido pela comissão central das eleições, que foi composta por uma equipe de qualidade, com a finalidade de realizar eleições tranquilas dentro de cada uma das 48 escolas participantes desse processo eleitoral.
“Esse processo vem muito tranquilo, com muito debate e muita habilidade para que hoje a gente pudesse ter essa tranquilidade e essa paz. Nós preparamos esses pré-candidatos para que ele pudessem entender e refletir sobre o papel do diretor escolar, para que hoje pudesse acontecer as eleições e esse trabalho junto com todos”, informou Ana Valéria Peixoto.
Para Edvaldo Honório, pai do aluno Matheus Eduardo da Escola de Educação em Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, no bairro Primavera, um novo ciclo de educação estará se abrindo a partir de agora, pois ficou evidente o compromisso que a prefeita Célia Rocha (PTB) tem demonstrado com a Educação municipal, dando exemplo de democracia para os jovens estudantes de Arapiraca.
“Estou bastante satisfeito com essa proposta. Acredito que haverá um retorno surpreendente para nossos filhos. Eu já considerava uma boa direção da escola, agora vejo que a educação alçará novos voos”, apontou o pai do aluno Matheus Eduardo.