Cidades

Oficinas de Canto Coral incentivam crianças em Boca da Mata

17/07/2014
Oficinas de Canto Coral incentivam crianças em Boca da Mata

   FOTO OFICINA CANTO CORAL O Instituto Girassol, em sua linha de atuação no Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, patrocinado pela Petrobras, desenvolve oficinas de Educação, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, e tem como estratégia proporcionar atividades sócio educativas com crianças da comunidade e possibilitar a construção de uma identidade cultural e fortalecimento da autoestima dos educandos que frequentam as Oficinas “Canto Coral”.
Com isso, crianças na faixa etária de sete a quatorze anos de idade, do município de Boca da Mata, estão despertando o interesse pela música participando de aulas da oficina de Canto Coral.
Como explica o professor José Oliveira, o objetivo da oficina é despertar o interesse pela música, além do aperfeiçoamento da voz com dinâmicas de descontração e por meio do trabalho de ritmos, sons, harmonia e entonação de voz.
Oliveira informa ainda que as técnicas também utilizadas nas aulas com os alunos são de alongamento corporal e aquecimento vocal. “Trabalhamos sempre com as escalas musicais cantando em harmonia, para então obtermos uma afinação perfeita de voz”, afirma o professor.
Segundo ele, a parte mais difícil de trabalhar com os alunos é basicamente a afinação, por isso utiliza os métodos de brincar e aprender a cantar músicas, acompanhado sempre por um instrumento. Essas são algumas estratégias para os pequenos músicos. “São técnicas para o aperfeiçoamento da voz”, constata José Oliveira.
O professor esclarece ainda que em pouco mais de três meses já é possível identificar alunos que se destacam entre os demais, já que entram no tom certo da música e do instrumento, revelando-se com perfeita harmonia. “Isso é muito gratificante para um professor”, confessa José Oliveira.