Geral

Maracanã tem esquema especial de trânsito para jogo

15/06/2014
Maracanã tem esquema especial de trânsito para jogo

917637-maracana_rj_3_1A prefeitura do Rio montou um plano operacional para o primeiro jogo da Copa do Mundo na cidade, entre a Argentina e a Bósnia, logo mais às 19h, no Estádio do Maracanã. Com a finalidade de facilitar o deslocamento do público, um esquema especial de trânsito e transportes foi montado para o entorno do estádio, e também em Copacabana, onde ocorre a Fifa Fan Fest. Uma das principais recomendações ao público é que dê prioridade ao transporte público, uma vez que diversas ruas estarão interditadas, a partir das 13h, e não será possível estacionar nas proximidades dos dois eventos.
Segundo o presidente da Rio Eventos Especiais da prefeitura, Leonardo Maciel, foi um grande desafio preparar a cidade para receber os jogos da Copa. “Para montarmos esse planejamento, tivemos como base o trabalho feito na Copa das Confederações. O grande diferencial é que o público de 2013 era basicamente local e, desta vez, estamos recebendo turistas do mundo inteiro. Por isso, trabalhamos muito para minimizar possíveis transtornos no trânsito e esperamos contar com o apoio da população e dos visitantes, para que se planejem com antecedência e não deixem o deslocamento para a última hora , disse”.
De acordo com o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego, Joaquim Diniz, o público esperado para assistir ao primeiro jogo da seleção na arena do Fifa Fan Fest superou as expectativas. Por isso, algumas alterações poderão ser notadas a partir do próximo jogo da seleção brasileira, na próxima terça-feira (17), como a interdição da Avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da Rua Figueiredo Magalhães. Além disso, todas as rotas receberam reforço de sinalização.
“Esperamos repetir o sucesso da organização da Copa das Confederações”, disse ele, acrescentado que a prefeitura intensificou a fiscalização dos táxis nos pontos de chegada à cidade para impedir a cobrança abusiva da tarifa.
Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio estarão no entorno do Estádio do Maracanã. As equipes vão atuar na proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois das partidas no entorno do Estádio do Maracanã, no combate ao estacionamento, ao comércio irregular e à ação de flanelinhas e cambistas (com o apoio das forças policiais).
Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores. Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão gratuidade na passagem a partir de quatro horas antes de cada partida, mediante apresentação do ingresso do jogo. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.
Na volta para casa, a gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações do metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e nas estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, também mediante a apresentação do ingresso.