Geral

Alagoas ultrapassa meta de vacinação contra Gripe

12/06/2014
Alagoas ultrapassa meta de vacinação contra Gripe
Vacinacao256

Foto: Olival Santos

    Alagoas ultrapassou a meta de vacinação contra a Gripe, que corresponde a 80%. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), já foram imunizados 81,33%,  correspondendo a 524.361 pessoas vacinadas. Mesmo após atingir este patamar, que coloca Alagoas na quarta posição entre os estados do Nordeste que mais vacinaram, ficando atrás somente do Maranhão (83,18%), Piauí (82,34%) e Paraíba (82,33), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá continuar com a Campanha de Vacinação contra a Gripe.
Isso porque, alguns municípios ainda não atingiram a meta mínima de vacinação, a exemplo de Maceió, que segundo dados do MS, só vacinou 76% da população preconizada, que corresponde a 138.332 pessoas. Até esta quarta-feira, 79 municípios haviam atingido a meta, mas é necessário intensificar as ações para que os 102 alcancem o patamar preconizado, segundo informa a gerente Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro.
“Além da capital, 23 municípios alagoanos também não atingiram o número mínimo, por isso decidimos que a Campanha de Vacinação contra a Gripe irá continuar”, afirmou a gerente estadual do PNI. Denise Castro afirmou que devem ser imunizados idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população carcerária e indígena, e portadores de doenças crônicas, desde que devidamente autorizados pelos seus médicos.
Para realizar a campanha, o MS enviou para Alagoas 761.870 doses da vacina contra a Gripe, que segundo estudo pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

   Hábitos Saudáveis – A gerente estadual do PNI assegura que, ao longo dos anos, a vacina contra a Gripe vem contribuindo para a prevenção da influenza nos grupos vacinados. Isso porque, ela apresenta impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
“Além da vacina, é necessário manter hábitos saudáveis, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados, cobrir o nariz e a boca ao tossir, além de evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal”, recomenda Denise Castro.