Geral

Sesau realiza até sexta-feira curso de tutores do método canguru

05/05/2014
Sesau realiza até sexta-feira curso de tutores do método canguru

   mae_canguru_0 A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (5), uma capacitação voltada para médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos sobre o método Canguru. Em parceria com o Ministério de Saúde (MS), o evento ocorre no auditório do Hospital Universitário (HU), até a sexta-feira (9).
De acordo com a médica e coordenadora da capacitação, Sirmane Torres, o método Canguru oferece uma atenção humanizada ao recém-nascido, em particular o prematuro. Isso porque, ele propicia aos pais uma parceria com a equipe técnica da maternidade, ajudando no desenvolvimento e crescimento do bebê.
O método acompanha o recém-nascido do parto ao período de internação e mantém o bebê em contato direto com a mãe. “É realizado o contato pele a pele entre a mãe e o bebê (posição canguru), além do estímulo e promoção do aleitamento materno e o envolvimento dos pais nos cuidados com o bebê. O contato estimula o desenvolvimento e recuperação do recém nascido e cria um vínculo emocional essencial para a família”, explica Sirmane Torres.
Em Alagoas o método tem como unidade de referência a Maternidade Escola Santa Mônica, mas será expandido para toda a rede do SUS e hospitais particulares. “O Governo Federal abraçou o método e tem estimulado todos os estados da federação a adotarem programas de implantação do modelo”, destacou a coordenada da capacitação, ao informar que o curso é formado por aulas teóricas e práticas.