Geral

Reunião discute estratégias para receber seleção de Gana

06/05/2014
Reunião discute estratégias para receber seleção de Gana

  DSC00930  A secretaria de Estado do Turismo (Setur) recebeu, nesta semana, gestores públicos de União dos Palmares e representante da Fundação Cultural Palmares. O objetivo da reunião foi alinhar as ações entre os poderes – municipal, estadual e federal – e definir estratégias para montar uma agenda social durante a estadia da seleção de Gana em Alagoas, visando potencializar o turismo étnico  na região dos Quilombos. A delegação composta por 60 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, convidados e patrocinadores, chegará no início de junho.
A vinda de Gana para treinar em nosso estado é uma conquista importantíssima, fruto de um trabalho iniciado há quatro anos pelo Comcopa (Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014). “Vamos nos empenhar para desenvolver ações que explorem ao máximo o potencial turístico da Serra da Barriga, em União dos Palmares”, pontua o superintendente de Investimentos da Setur e integrante do Comcopa, Marcos Pradines. O interlocutor da Fifa em Alagoas afirma que ainda não conhecem a programação da comitiva. “De acordo com a agenda da delegação montaremos uma agenda social dando opções de lazer privilegiando o destino”, conclui.
Para a secretária Municipal de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, a passagem da seleção pelo estado será um divisor de águas turisticamente. “É uma oportunidade de o mundo saber que, em Alagoas, existe o maior ícone da resistência negra das Américas”, destaca. A secretária garante que União dos Palmares estará presente na recepção à comitiva entregando um kit da região com itens de artesanato popular, camisa e folheteria em inglês que conte a história de Zumbi, do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga. “Queremos que os ganeses conheçam a importância da cultura negra para o Brasil”, enfatiza dizendo que se esforçarão para levar integrantes da delegação para a Serra onde farão apresentações artísticas de mostra da cultura palmarina.
A Representante, no Nordeste, da Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva, diz que vai aproveitar o acontecimento para divulgar o destino. “Vamos usar este momento para dar visibilidade da Serra da Barriga ao mundo, além de enfatizar a geração de emprego e renda”, finaliza.
Já o Secretário Municipal de Esportes, Vando Lopes quer realizar um jogo festivo. “A nossa idéia é levar algum representante do time ganês para jogar com a seleção local Zumbi Futebol Clube. Também teremos a participação do Bola Cheia do mês de março – quadro do Fantástico -, Valdemar Silvino, cidadão palmeirense que vai concorrer ao título Bola Cheia do ano.
Presentes também na reunião o vereador Toinho da Adefup (Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares, representando o poder Legislativo do município e a secretária Municipal de Cultura, Genisete Sarmento.