Geral

Passeio Ciclístico divulga ações do Disque-Denúncia 181; inscrições até o dia 15

05/05/2014
Passeio Ciclístico divulga ações do Disque-Denúncia 181; inscrições até o dia 15

   ciclismoprograma O 1º Passeio Ciclístico em Defesa da Vida e da Família – organizado pelo Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, em Maceió -, ocorrerá no próximo dia 18 deste mês. Os participantes sairão do terminal de ônibus do Clima Bom com destino à Praça Multieventos, na Pajuçara.
Os interessados em participar da iniciativa do Clube de Desbravadores têm até o dia 15 de maio para garantir presença no evento. A inscrição custa R$ 6,00, mais um quilo de alimento não perecível e pode ser feita nas Igrejas Adventistas do Clima Bom, Tabuleiro dos Martins ou Santos Drummond.
Mais do que estimular a prática da atividade física, a iniciativa recebe o apoio da Secretaria de Estado da Defesa Social  (Seds) para conscientizar a sociedade no combate à violência, ao uso das drogas e aos abusos sexuais através de denúncias.
A Seds vai disseminar as ações do Disque-Denúncia 181 entre os ciclistas e a comunidade que irá acompanhar o percurso por meio da distribuição de panfletos e com informativos nos sons dos carros e nas camisas dos participantes.
“Nossas ações visam preservar os princípios da família, respeitando as leis e fazendo nossa parte para assegurar a paz. Cientes da eficiência do Disque-Denúncia, resolvemos firmar essa parceria para mostrar que uma ligação gratuita para o número 181 pode salvar uma vida em risco. Precisamos comunicar os crimes para polícia tomar as providências necessárias”, afirmou.o coordenador regional dos Desbravadores da MIssão Alagoas, Pedro Lima.
Criado em outubro de 2011, o Disque-Denúncia já recebeu quase 25 mil denúncias. O sistema do programa funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados em todo o Estado. As denúncias podem ser feitas através da ligação para o número telefônico 181, via e-mail: [email protected], e nos links disponíveis no site da Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial de Alagoas.

Sigilo

Ao relatar uma ocorrência, o cidadão tem sua identidade preservada e pode acompanhar o processo de investigação da polícia através de um código gerado durante o atendimento. Caso conceda uma informação equivocada, a denúncia pode ser retificada. Os atendentes do 181 são treinados para analisar e direcionar os casos para os órgãos executantes de segurança: Polícias Civil e Militar, Superintendência de Administração Penitenciária, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional,  no prazo máximo de 48 horas.
A maioria das denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia envolve tráfico de drogas, homicídios, localização de foragidos, comercial  ilegal de aves silvestres, posse ilegal de arma, exploração de crianças, locais que necessitam ser vistoriados e venda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente conhecido como gás de cozinha. Dentre esses casos, mais da metade das ocorrências ocorre na grande Maceió e nos municípios de Arapiraca e Penedo.
Os participantes inscritos ganham uma camisa de presente. O valor arrecadado será utilizado para custear a estrutura do passeio e os alimentos serão doados para instituições beneficentes desses bairros. Mais informações: (82) 8816-5058.