Cidades

Mutirão da saúde atende mais de 800 pessoas em Santana do Ipanema

24/05/2014
Mutirão da saúde atende mais de 800 pessoas em Santana do Ipanema

  santana  Aos 100 anos, Josefa Maria Alexandre acordou cedo, nesta sexta-feira (23), para um compromisso importante: participar do Mutirão Saúde em Movimento, realizado no município de Santana do Ipanema, sede da IX Região de Saúde do Estado. Nas escolas estaduais Professor Mileno Ferreira e Laura Chagas, a ex-agricultora e operária, mãe de 11 filhos, realizou gratuitamente exames com o de oftalmologista. “Graças a Deus estou aqui realizando meus exames. O atendimento é muito bom e eu me sinto muito agradecida”, disse.
Josefa foi uma das mais de 800 pessoas contempladas nesta sexta-feira (23) pela ação do Governo do Estado, que leva exames, consultas e marcação de cirurgias em diversas áreas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No total, mais de 17 mil pessoas passaram pelos mutirões, realizados em todas as regiões de saúde: Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Penedo, Porto Calvo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, fechando este primeiro ciclo em Santana do Ipanema.
Durante os mutirões, a população alagoana teve acesso às especialidades de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Clínico Geral e ortopedista. Além disso, foram realizadas triagens para cirurgias de catarata, adenóide e amígdalas, e ofertados óculos de grau de forma gratuita.
Maria José da Silva e José Guilhermino, ambos moradores de Santana do Ipanema, estiveram presentes e realizaram suas consultas com o oftalmologista e o clínico geral. “Desde o ano passado aguardo minha consulta com o médico para saber como está minha saúde. Agora, com o mutirão, tive a oportunidade de fazer meus exames com rapidez”, disse Maria José.

Reduzir fila de Espera – Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o objetivo dos mutirões é ofertar serviços de saúde de difícil acesso para a população, diminuindo assim a fila de espera nessas especialidades. “Com o Saúde em Movimento estamos descentralizando os serviços de saúde para o interior do Estado, facilitando o acesso da população a exames e consultas especializadas. É um compromisso que o Governo do Estado assumiu e vem cumprindo à risca”, destacou.
A secretária de Saúde de Pão de Açúcar, e presidente do Cosems, Normanda Santiago, ressaltou a parceria entre os municípios e a gestão Estadual. “Estamos sempre trabalhando em parceria. Todos os 14 municípios da IX Região de Saúde foram avisados do mutirão. Em Pão de Açúcar olhamos as pessoas que estavam com exames marcados e que aguardavam na fila de espera, e encaminhamos para o mutirão. Está tudo organizado, sem tumulto”, salientou.
Uma dessas pessoas foi Maria Eva, que saiu de Pão de Açúcar, cidade a 50 km de Santana do Ipanema, para fazer seu exame de vista. “Nunca tinha feito um exame tão detalhado como o de hoje. Uso óculos há 10 anos, mas faz uns dois anos que não faço exames porque não tenho condições. Não consigo mais enxergar direito com meus óculos atual”, disse, enquanto escolhia seus novos óculos.
Após realizar 12 edições em diversos municípios, o Saúde em Movimento finalizou este primeiro ciclo e irá retornar para a Maceió. “Não deixamos de ir a nenhuma sede das Regiões de Saúde, todos foram contemplados, assim como os municípios que fazem parte de cada região. Mas o mutirão não vai parar. Vamos voltar para a capital e continuar ofertando esses serviços de qualidade para a população alagoana”, salientou Jorge Villas Bôas.
O Mutirão Saúde em Movimento acontece em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde.