Geral

Conisul já entregou mais de 50% dos medicamentos da primeira compra consorciada

22/05/2014
Conisul já entregou mais de 50% dos medicamentos da primeira compra consorciada

Usuário do SUS de município integrante do Conizul recebe medicamento

Usuário do SUS de município integrante do Conizul recebe medicamento

  Os treze municípios do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), começam a sentir na prática a redução de custos com os resultados da primeira compra compartilhada. Com mais de 50% dos medicamentos entregues e os demais em trânsito, o Consórcio pretende finalizar as entregas até o final de maio. A redução dos custos pode chegar a R$ 23 mil por mês em um único município.
A união dos municípios para adquirir os medicamentos segue a orientação do Governo Federal, mas ainda se trata de uma novidade no estado de Alagoas, que está em processo de expansão. O Conisul começou a colocar os projetos em prática no início de 2014 e já está atendendo áreas como assistência farmacêutica, pretendendo ainda neste primeiro semestre ofertar procedimentos ambulatoriais e hospitalares, e projetos na área de resíduos sólidos e iluminação pública.
A primeira compra totalizou R$1 milhão de reais para a aquisição de medicamentos, como soros, antibióticos e anti-hipertensivos. Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, o sistema de compras está passando por adaptações, mas existe o compromisso e o empenho em finalizar 100% dos pedidos sem nenhum tipo de problema.
O superintendente do Conisul, Pedro Madeiro, ressaltou que o modelo é novo no estado e visa à otimização dos recursos financeiros destinados a compra de medicamentos. Apesar da recente implantação, técnicos do Ministério da Saúde e de consórcios em outras partes do país avaliaram como positivas as primeiras ações do Consórcio.