Geral

Bombeiros alagoanos participam de maior evento de triathlon do mundo

28/05/2014
Bombeiros alagoanos participam de maior evento de triathlon do mundo

Bombeiros alagoanos se destacaram no IronMan 2014 (Foto: Ascom Corpo de Bombeiros)

Bombeiros alagoanos se destacaram no IronMan 2014 (Foto: Ascom Corpo de Bombeiros)

   Após uma longa jornada de treinamento diário, esforço e muita dedicação, os bombeiros Fabiano Paes, Pedro Paes e Rodrigo Moraes participaram da edição 2014 do Ironman Brasil, realizado em Florianópolis (SC). A prova está entre os maiores eventos de triathlon do mundo e foi realizada no último dia 25, com mais de 1.600 participantes.
O soldado Fabiano Paes foi o melhor classificado dos três. Foram 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida completados em 9 horas, 38 minutos e 41 segundos. Paes conseguiu o segundo melhor tempo da história entre os competidores alagoanos. O militar conquistou a 28ª colocação em sua categoria (masculino de 40 a 44 anos) e a 153ª colocação na classificação geral.
A superioridade de Paes não é acidental. O militar já havia alcançado um resultado bastante satisfatório na edição de 2013, quando participou pela primeira vez da prova, com o tempo de 10 horas e 21 minutos, sendo o terceiro melhor tempo entre os alagoanos naquele ano.
“Acredito que minha participação num evento como esse estimula o engajamento de outros bombeiros de Alagoas não apenas para a prática desse esporte, mas de outros também. Várias pessoas notaram que a mudança no meu físico e disseram que se empolgaram para começar a correr também. Isso me estimulou bastante a seguir firme nos treinamentos”, revela Paes.
Rodrigo Moraes diz que se espelhou no companheiro de unidade para participar do Ironman. Ele desenvolveu uma rotina carregada de treinamentos e alimentação rígida, com orientação profissional de uma especialista em nutrição esportiva. Com o tempo de 11 horas, 8 minutos e 40 segundos, Moraes conquistou a 140ª colocação em sua categoria (masculino de 30 a 34 anos) e 631ª na classificação geral.
Pedro também se inspirou em Fabiano. Além de trabalharem juntos, Pedro é sobrinho de Fabiano, passou a treinar junto com ele e acompanhou de perto todo o seu esforço. O trabalho foi recompensado com o bom resultado, para uma primeira participação, de 11 horas e 30 minutos. O militar conquistou a 176ª colocação em sua categoria (masculino de 30 a 34 anos) e 792ª na classificação geral.
O resultado dos três atletas foi acompanhado de perto por outros bombeiros alagoanos como o sargento Marcos Ramalho, presidente da ABMAL. “Foi uma imensa satisfação ver toda essa dedicação ser recompensada”, afirma Ramalho.

    TRÊS TUBARÕES

A rotina de treinos pesados não é uma novidade na vida dos três militares. Todos são guarda-vidas e se formaram, no mesmo ano, em um dos cursos mais difíceis do Corpo de Bombeiros: o CSMAR (Curso de Salvamento no Mar), oferecido pelo Grupamento de Salvamento Aquático.
Os tubarões, como são conhecidos os concluintes do CSMAR, superam quatro meses de treinamento, aperfeiçoando técnica e resistência, nadando e correndo dezenas de quilômetros por dia.