Geral

Sesau abre inscrições para o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos

29/04/2014
Sesau abre inscrições para o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos

Assistência farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles

Assistência farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles

  Capacitar as equipes multiprofissionais de saúde para utilizar de forma racional os medicamentos. Com este objetivo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza de 21 a 23 de maio, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos.
Para participar do evento, que é voltado para farmacêuticos, médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais e estudantes da área da saúde, é necessário realizar a inscrição até o dia 15 de maio. Os profissionais devem acessar o portal http://www.saude.al.gov.br/assistenciafarmaceutica/iiseminariomultiprofission, onde estão descritos links para cada área profissional.
De acordo com a diretora de assistência farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles, o evento irá contribuir para o êxito do trabalho do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) e da Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas (Farmex). Isso porque, segundo ela, ao utilizarem de forma racional os medicamentos, os profissionais de saúde estarão possibilitando que mais usuários sejam atendidos e os investimentos na área sejam reduzidos, principalmente quanto à judicialização.
“A principal missão da Diretoria de Assistência Farmacêutica é contribuir para que os usuários do SUS [Sistema [Único de Saúde] tenham a garantia do acesso aos medicamentos e seu uso racional. Por isso, o II Seminário Multiprofissional sobre Uso Racional de Medicamentos será muito benéfico para àqueles que fazem a gestão dos medicamentos, para os que os prescrevem e, principalmente, para a sociedade”, destaca Erivanda Meireles.
Ainda de acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, o evento está sendo realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), Associação Farmacêutica de Alagoas (Afal), Cremal e Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL). Os interessados em obter mais informações devem telefonar para 3315-2806 ou enviar mensagem eletrônica através do e-mail [email protected] .

Programação – O evento será iniciado no dia 21 de maio, às 8h, com a realização de minicursos organizados pela Afal. Às 19h30, acontece a abertura do seminário, seguida por uma palestra sobre os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e os 40 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).
No dia 22 de maio, às 8h30, haverá um café regional para os participantes e, às 10 horas, a apresentação do painel “Concepção da PNAF na perspectiva dos profissionais e gestores em Alagoas”. Às 14h, será apresentado o painel “O papel da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para promoção do uso racional de antimicrobianos” e às 15h30 haverá a mesa redonda “O ensino e a prática em saúde na promoção do uso racional de medicamentos”.
O último dia do evento será iniciado às 8h30 com um café regional e, às 9 horas, será apresentado o painel “A judicialização da saúde e o uso Racional de medicamentos”. Às 10 horas será realizada a mesa redonda “Judicialização e inovação tecnológica em saúde” e, às 14 horas, acontece a última mesa redonda do evento, que terá como tema “A contribuição do controle social para a promoção do uso racional de medicamentos”.