Geral

Ônibus do Desarmamento é apresentado a representantes da República Dominicana

18/03/2014
Ônibus do Desarmamento é apresentado a representantes da República Dominicana

FAI_7536A experiência do posto móvel de coleta de armas alagoano, o Ônibus do Desarmamento, foi utilizada pelo Ministério da Justiça para ilustrar iniciativas inovadoras e bem sucedidas da Campanha Nacional do Desarmamento ao governo da República Dominicana. Os caribenhos estiveram em Brasília na última semana, entre terça (11) e sexta-feira (14), cumprindo agenda oficial de articulação e cooperação em políticas de segurança entre os dois países.
A comitiva da República Dominicana conheceu programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) que servirão de base para ações naquele país. Foram compartilhadas as experiências e soluções do Brasil em políticas de segurança pública, enfrentamento à violência, controle de armas de fogo e desarmamento voluntário da população.
Entre as experiências inovadoras apresentadas, estiveram projetos de São Paulo e Espírito Santo, junto com o Ônibus do Desarmamento de Alagoas – que conseguiu aproximar a população da campanha, aumentando a entrega voluntária de armas e reacendendo o debate sobre desarmamento e segurança, influenciando o estado de Pernambuco a criar seu próprio posto móvel de coleta de armas, a Van do Desarmamento, que também foi relatada aos caribenhos.
A comitiva foi composta pelos procuradores-gerais da República Dominicana, José Alberto Gimenez e Jose Miguel Manon Selmo, e pelo representante das Forças Armadas, Felix Alberto Gomez Almonte. A visita é fruto de um Acordo de Cooperação entre o Brasil e a República Dominicana, assinado em 2012, para transferência de conhecimento sobre o Desarmamento.
Gimenez ficou impressionado com o modelo brasileiro de entrega voluntária de armas de fogo. “Levaremos esta experiência para implantarmos no nosso país. Na verdade, esse programa deveria ser exportado não só para a República Dominicana, mas para outros lugares também. Em breve estaremos de volta para dar continuidade a essa parceria”.
Para o secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Adalberon Sá Júnior, este é mais um sinal de reconhecimento das ações pela cultura de paz. “O que foi apresentado para a comitiva dominicana não foi só o resultado de uma ação do Governo do Estado, mas o resultado do esforço da sociedade alagoana na construção de uma Alagoas de paz. Foram a resposta e a confiança do povo alagoano que fizeram do Ônibus do Desarmamento esta experiência bem sucedida”.