Artigos

Ib Gatto Falcão

26/03/2014
Ib Gatto Falcão

Inglaterra, 1950. A famosa emissora BBC de Londres, entrevista os membros das delegações do Congresso Internacional de Radiologia. Cada nação é representada por um dos congressistas. Um médico alagoano é designado, pelos companheiros, para falar em nome do Brasil. Reconhecimento à capacidade de expositor do Doutor Ib Gatto e destaque para o nosso Estado. Honra que se repetiria várias vezes, nas principais metrópoles do mundo, aonde ele comparece participando de conclaves científicos. Paris, Buenos Aires, Washington, Nova Iorque, são exemplos.
Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, volta para Maceió a fim de prestar serviços à nossa comunidade, rejeitando, inclusive propostas financeiras tentadoras, para permanecer em Salvador. Entretanto, não ficou tolhido pelas limitações da província. Realizou vários cursos no sul do país e no exterior, além de participar de dezenas de congressos médicos em todo o Brasil e no estrangeiro. Destaca-se, naturalmente, onde quer que se encontre.
Recém-formado, de clínica montada, em Maceió, recebe dezenas de convites para integrar várias instituições. Participou da fundação das duas escolas de medicina e da construção de inúmeros hospitais, em Maceió e no interior do Estado. Cultura versátil. Apaixonado pela educação, em todos os aspectos, foi professor catedrático de clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina, membro do Congresso do Colégio Internacional de Cirurgiões de São Paulo, Diretor do Instituto de Radiologia e Câncer, do Colégio Internacional de Cirurgiões, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, integrante do Conselho Federal de Educação e presidente da Academia Alagoana de Letras.
Secretário de Educação, secretário de saúde e secretário de planejamento, em vários governos, adquiriu uma visão global de todos os problemas que afligem Alagoas. Alto coeficiente de inteligência, capacidade de trabalho fora do comum, encontramos sua contribuição em quase todas as atividades desenvolvimentistas do Estado, principalmente, naquelas básicas do setor do bem-estar social do homem: educação e saúde.
Afastado das atividades burocráticas dedicou os últimos anos de sua vida à cultura de nosso Estado, havendo, inclusive, presidido, com maestria a Academia Alagoana de Letras.
Festejar o centenário de seu nascimento é uma justa maneira de fazê-lo, ainda mais, conhecido e respeitado pelas gerações do futuro.