Geral

Governo homenageia mulheres que contribuíram para a cidadania

28/03/2014
Governo homenageia mulheres que contribuíram para a cidadania
homenageMulheres

Jornalista Eliane Aquino, uma das agraciadas

    Nove personalidades femininas foram homenageadas pelo Estado na quinta-feira (28) com a comenda Nise Magalhães da Silveira. A entrega foi feita pelo governador Teotonio Vilela Filho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e foi destinada a mulheres que, em suas respectivas áreas, prestaram contribuição a Alagoas e ao País na luta pela cidadania.
Receberam a comenda a bailarina Eliana Cavancanti; a jornalista Eliane Aquino; a docente do curso de Serviço Social Elvira Simões Barreto; a geógrafa Maria Celina Souza; a psiquiatra Fátima Vasconcelos; a psicanalista Nádia Regina Loureiro; a médica e reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska; a chefe de cozinha Simone Bert e a sexóloga Maria Helena Quintela.
Todos os nomes são escolhidos pelo governador, após uma pré-seleção elaborada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). A escolha é baseada nas atitudes e procedimentos na vida pública e privada, grau de profissionalismo e valor da contribuição de cada uma das agraciadas para a causa da cidadania dentro de seus respectivos campos de atuação.
“É com entusiasmo que repito esse gesto pela oitava vez em meu mandato. Todos os anos, no mês que lembra a luta das mulheres em defesa de seus direitos, nosso Governo homenageia mulheres de destaque” disse Teotonio, que lembrou a reverência a uma das personalidades mais marcantes de Alagoas. “Vocês são a prova de que Nise vive, tornou-se eterna”.Solenidade da Outorga da Comenda
Uma das ganhadoras da comenda, a professora Elvira Simões agradeceu a iniciativa e lembrou a luta pelo fim da violência contra a mulher. “Receber esse título me honra e me incentiva a continuar lutando contra a violência, em especial contra a mulher, assim como pelos direitos humanos. Agradeço a todos que estiveram comigo nessa caminhada”, expôs.
Já a jornalista Eliane Aquino lembrou de seus anos de profissão. “Nos meus 34 anos de jornalismo, aqui em Alagoas e lá fora, descobri que escrevi com a garra e persistência próprias da alagoana e de Nise da Silveira. Foi uma trajetória de luta, desafios, lágrimas, mas, sobretudo, vitórias. Sempre tive como luz a cidadania e não tenho nada a dizer a não ser muito obrigado. Esta honraria estará permanentemente no meu coração”.
Além dos familiares e amigos das agraciadas, também participaram da solenidade os secretários da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Kátia Born; do Gabinete Civil, Álvaro Machado; e da Cultura, Oswaldo Viégas; o cineasta Jorge Oliveira, autor de um filme sobre Nise da Silveira, e outras autoridades da área.