Geral

Cursinho preparatório beneficia alunos em Boca da Mata

29/03/2014
Cursinho preparatório beneficia alunos em Boca da Mata

   FOTO CURSINHO O Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, iniciativa do Instituto Girassol de Desenvolvimento Social de Boca da Mata, patrocinado pela Petrobras, vem possibilitando aos alunos matriculados nas redes pública e privada de ensino o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros vestibulares e para o processo seletivo de cursos técnico principalmente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). As aulas, iniciadas esta semana, se estenderão até o mês de dezembro.
O Curso Pré-Vestibular Comunitário, que atualmente atende a cem alunos, e é aberto à comunidade, funciona semanalmente, de segunda a quinta-feira, no período noturno, das 19h às 22h30, com quatro aulas, na Escola Municipal Maria Neuza.
Como explica o coordenador pedagógico do Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, Emanoel Pedrosa, os professores possuem práticas didáticas e ainda compreendem a especificidade de um trabalho voltado à área social, visto que este difere daquele que é utilizada nas escolas “formais”.
“O corpo docente além de ministrar suas aulas visando o cumprimento das disciplinas para o vestibular participa também de encontros com os alunos para debater sobre temáticas voltadas às questões referentes à sua comunidade e a inserção profissional”, assegura Emanoel Pedrosa.
Para Glebson Rodrigues da Silva, 16 anos, aluno da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, em Boca da Mata, e que vai tentar uma vaga no curso de Enfermagem da UFAL, tão logo soube do cursinho não perdeu tempo e fez a inscrição. “O material didático de qualidade, a metodologia e as dicas dos professores vão ajudar consideravelmente no sucesso de minha aprovação”, afirma.
Taíse da Conceição, professora de História e que também já fez parte do Instituto Girassol como voluntária no projeto ‘Roda da Leitura’, explica que sua metodologia é transmitir aos alunos temas relacionados com questões abordadas nos últimos concursos do Enem. “Estamos repassando aos alunos que vão enfrentar o Enem assuntos da atualidade, de forma objetiva e didática”.
Emanoel Pedrosa informa ainda que os alunos devem ser assíduos, participativos e cumprir todas as atividades solicitadas em sala de aula, além de cumprir com uma freqüência mínima exigida de 75% do total de aulas dadas. “Para isso, estamos realizando acompanhamento individual dos alunos a ser efetivado por uma coordenação pedagógica em parceria com professores”.