Geral

Nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia toma posse

07/02/2014
Nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia toma posse

DSCF0875Na próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, o médico cardiologista Carlos Alberto Ramos Macias assume oficialmente a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia seccional Alagoas (SBC/AL). Entre as metas da nova diretoria estão a realização de atualizações para a categoria e de palestras abertas ao público com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção quando o assunto é coração, principal causa de mortes naturais no País.
Eleita para o biênio 2014/2015 em novembro de 2013, durante o Congresso Alagoano de Cardiologia, a nova diretoria será empossada às 19h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), quando acontece também a palestra “Conquistas recentes da Ciência Cardiológica e ameaças ao seu aproveitamento do Brasil”, proferida pelo professor doutor Gilson Soares Feitosa, titular de Cardiologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Em relação à cardiologia alagoana, o novo presidente da SBC/AL destaca que se trata de uma das melhores do Nordeste, em todas as áreas: clínica, exames complementares e cirurgia. “Trata-se de uma especialidade muito bem servida no Estado, com hospitais de referência, a exemplo da Santa Casa e do Hospital do Coração”, afirma, lembrando que sua gestão pretende compartilhar essa excelência por meio da educação continuada voltada aos cardiologistas e levando informação à sociedade.
“Com pelo menos dez temas distribuídos durante o ano, queremos realizar as atualizações, ou educação continuada, aos sábados, possibilitando a participação dos médicos que atuam no interior do Estado. Também vamos buscar parcerias com instituições públicas, como as secretarias estadual e municipal de Saúde, para que os profissionais que estão no serviço público também participem desses eventos”, explicou o cardiologista.
O presidente da SBC/AL também destaca a necessidade de orientar a comunidade, de forma acessível, sobre a importância da prevenção aos problemas cardíacos que atingem cada vez pessoas mais jovens no País. “Queremos realizar uma série de palestras abertas, abordando assuntos como diabetes, hipertensão, morte súbita, infarto do miocárdio e o perigo do uso de anabolizantes”, exemplificou, frisando que, dados do Datasus mostram que, em Alagoas, 41,5% da taxa de mortalidade foi por doenças do aparelho circulatório em 2011.
O médico demonstrou ainda preocupação com o aumento expressivo de problemas cardíacos, principalmente em pacientes jovens, relacionados ao uso indiscriminado de anabolizantes. Os problemas vão desde arritmias, hipertensão arterial, insônia, até Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morte súbita.

Pioneirismo
Natural de Penedo, Carlos Alberto Macias se formou em Medicina em 1978, pela então Escola de Ciências Médicas de Alagoas e fez residência no Instituto Dante Pazzanesi de Cardiologia, no Estado de São Paulo, entre os anos de 1979 e 1981. É especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Sociedade Brasileira de Ecocardiografia.
De volta a Maceió, foi pioneiro na realização de exames de ecocardiograma no Estado e, há menos de dez anos, também apresentou à terra natal o exame de ecotransesofágico (realizado por meio do esôfago). Hoje, o cardiologista atua na Santa Casa de Misericórdia e na Clinicor, a primeira clínica cardiológica de Alagoas, da qual é um dos sócios-fundadores.

Sobre o palestrante
Além de titular de Cardiologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, o professor doutor Gilson Soares Feitosa é também diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade Sul-americana de Cardiologia e é membro do International Advisory Committee do American College of Cardiology e sócio benemérito da SBC/AL desde 2006.
Em referência ao tema da palestra, o médico adianta que irá abordar assuntos relativos aos novos conceitos sobre hipertensão, insuficiência cardíaca, doença coronariana e, por fim, as ameaças à prática médica no País, com foco na abertura de novas escolas de forma não planejada.

Diretoria
A diretoria da SBC/AL para o biênio 2014/2015 é composta pelos médicos Carlos Alberto Ramos Macias (presidente); Adelson de Miranda filho (vice-presidente); Júlia Christine Menezes de Mendonça (diretoria administrativa); Marcelo de Menezes Malta (diretoria financeira); Sandra Batista dos Santos (diretoria de comunicação); José Wanderley Neto (diretoria de qualidade assistencial); Daniela Martins Lessa Barreto (diretoria representante do Funcor) e José Maria Gonçalves Fernandes (presidente da Comissão Científica).
A Comissão Científica é composta pelos médicos Antônio Leilton Luna Machado Junior, Amilson Martins Pachêco Filho, Jassen Lemos Calaça, Ana Karolina Queiroz de Souza, Maria Goretti Barbosa de Souza e Rômulo Falcão Neri.

Serviço:

O quê: Solenidade de Posse da Diretoria da SBC/AL (Biênio 2014/2015) e palestra “Conquistas recentes da Ciência Cardiológica e ameaças ao seu aproveitamento do Brasil”, proferida pelo professor doutor Gilson Soares Feitosa, titular de Cardiologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Data: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Horário: 19h
Local: Auditório do Cremal (Rua Fausto Correia Wanderley, 90, Pinheiro)