Geral

Mutirão leva atendimento especializado para Penedo

01/02/2014
Mutirão leva atendimento especializado para Penedo

   mutiraopenedo Para garantir o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas e exames especializados, o mutirão Saúde em Movimento atendeu a população da Região do Baixo São Francisco, em Penedo, nesta sexta-feira (31). A ação, que aconteceu na Escola Estadual José da Silva Peixoto, foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
O mutirão, que foi iniciado em novembro de 2013, já atendeu mais de seis mil pessoas, na capital e no interior do Estado, sempre de forma gratuita. De acordo com o secretário Jorge Villas Bôas, a iniciativa reduz o tempo de espera em centros de referência. “Com a realização de consultas especializadas, o Governo do Estado contribui para a redução do tempo de espera em grandes centros de referência, colaborando assim com a prevenção e diagnóstico de graves problemas de saúde”, disse o gestor estadual.
Por falta de condições, o tempo de espera para a pequena Ingrid Santos realizar o exame de adenoide durou seis anos. “Com a iniciativa do mutirão na minha cidade (Penedo), posso afirmar que quem não tem condições também tem acesso aos serviços”, disse Irani Maria Santos, mãe da criança.
E tantos outros penedenses tiveram também a oportunidade de realizar exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e vascular, além de triagem para cirurgias de catarata, adenoide e amígdalas, como é o caso Rosilene dos Santos, que levou o encaminhamento datado de 2011 para fazer ultrassom doppler.
“Hoje foi a minha oportunidade de realizar o exame e resolver as dores causadas pelo problema de varizes”, contou Rosilene dos Santos. E foi a vez também de Isabel Pereira dos Santos, 85 anos, usar óculos pela primeira vez. “Eu não enxergo bem de um olho, e do outro vejo pouco e tudo amarelado”, relatou a paciente, satisfeita com o atendimento.

   Saúde em Movimento

O mutirão é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae). O projeto marca o compromisso da gestão em garantir a descentralização do atendimento – essencial para a qualidade de vida e bem estar dos alagoanos.

    Visita

Na oportunidade, o secretário Jorge Villas Bôas conheceu as instalações do Hospital de Especialidades Apae – Unidade Penedo (antigo Semep – Serviços Médicos de Penedo). A partir da reestruturação da unidade, está previsto para março o funcionamento da totalidade de suas áreas, a exemplo das especialidades ofertadas no mutirão, e que inclui o serviço para os usuários SUS. Além das especialidades, o hospital vai ofertar inicialmente 50 leitos e também consultas, exames e cirurgias.