Geral

MEC garante recursos para construção de 36 novas escolas

06/02/2014
MEC garante recursos para construção de 36 novas escolas

reuniaoteo3    O ministro da Educação, José Henrique Paim, assegurou nesta quarta-feira (5), em audiência com o governador Teotonio Vilela, em Brasília, a liberação de recursos para o financiamento de 36 novas escolas em Alagoas e construção de 92 quadras cobertas em Alagoas. “Agora estamos tratando das providências burocráticas e institucionais para começarmos o quanto antes as obras de construção destas novas escolas e quadras cobertas para nosso Estado”, disse Teotonio Vilela.
A comitiva do Governo de Alagoas visitou, em Brasília, o Ministério da Educação e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O objetivo foi arrecadar verbas para a construção das escolas e quadras cobertas, bem como para projetos que irão levar água do Canal do Sertão para as comunidades vizinhas.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, recebeu o governador, ao lado do secretário de Infraestrutura de Alagoas, Marcos Vital, e tratou sobre o abastecimento de água e irrigação ao longo do canal do sertão alagoano. Elmo agendou uma visita a Alagoas, no próximo dia 25, e assegurou que, até este prazo, espera ter algumas ações já definidas.
Segundo ele, o prazo de entrega de todos os projetos é até outubro, mas se comprometeu a antecipar algumas ações para que o Estado faça os projetos pilotos de execução. Segundo diagnóstico são, ao todo, 120 comunidades contempladas, sendo 100 rurais e 20 assentamentos. Todas serão beneficiadas com a água do Canal.
“Queremos iniciar o projeto ainda este ano para começar a operar este sistema de abastecimento de água, pelo menos para boa parte destes municípios”, informou o governador, que também tratou sobre o esgotamento sanitário para as comunidades que moram à margem do rio São Francisco.
Além de Vital, participaram das reuniões o secretário de Ciências e Tecnologia, Eduardo Setton; de Defesa Social, Eduardo Tavares, e o secretário Extraordinário de Alagoas em Brasília; Marcos Ferreira.