Geral

Lacen entrega computadores para municípios alagoanos

18/02/2014
Lacen entrega computadores para municípios alagoanos

   laboratorio_lacen A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega nesta quarta-feira (19), às 8h, 20 computadores que irão facilitar a entrega de resultados de exames em diversos municípios alagoanos. O sistema, denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), facilita o acesso a exames, possibilitando a apresentação de resultados em tempo real. Os equipamentos serão entregues na sede do Laboratório Central (Lacen), localizado na Jatiuca, em Maceió.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, os computadores irão auxiliar os municípios com a possibilidade de acompanhamento de exames laboratoriais em tempo real. A superintendente explicou que os municípios irão realizar os cadastros dos pacientes e enviarão as amostras para o Lacen, que disponibilizará o resultado através do sistema. “O paciente poderá receber o resultado do exame em uma unidade de saúde da sua própria localidade, evitando o deslocamento para a capital”, destacou Sandra Canuto.
A diretora do Lacen, Telma Pinheiro, ressaltou que o Lacen realizou capacitações para que os técnicos municipais estejam aptos a manipular o sistema e que já foram entregues computadores para as cidades de Campo Alegre, Craíbas, Maragogi, Viçosa, Palmeira dos Índios, Pilar, Penedo, Maceió e Arapiraca.
Nesta quarta-feira, serão contemplados os municípios de Coqueiro Seco,  Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Colônia de Leopoldina, Marechal Deodoro, Pão de Açúcar, Piranhas, Quebrangulo,  Rio Largo,  Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema,  São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba,  Senador Ruy Palmeira, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Porto de Pedra e Coruripe.

Tags: