Geral

Dengue: Estado e município preparam plano de contingência para período da Copa

18/02/2014
Dengue: Estado e município preparam plano de contingência para período da Copa

   reuniao_da_dengue A dengue constitui um dos principais problemas da saúde pública do Brasil. Com a grande quantidade de pessoas que estarão no País durante a Copa do Mundo, o risco de entrada de novos agentes da doença cresce em todos os Estados, principalmente naqueles que receberão times de outros países, como é o caso de Alagoas, que será sede de treinamento da seleção de Gana.
Para se preparar para a temporada de Copa do Mundo, o Ministério da Saúde está reunindo os responsáveis pelas áreas de vigilância epidemiológicas para apresentar o Plano de Contingência do ministério, bem como realizar trabalho em grupos e discussões para que, tanto o Estado como município de Maceió, criem seus planos de emergência.
“Alagoas elaborou seu plano de contingência ainda no ano passado. Agora, vamos sentar com o município de Maceió para que, juntos, possamos traçar uma estratégia de emergência para trabalhar em sintonia”, destacou Isolda Wanderley, técnica da Vigilância e Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informando que os trabalhos de integração entre ministério, Estado e município terão a duração de uma semana, com a apresentação do plano de contingência final sendo divulgado na sexta-feira (21).
Segundo Juliana Souza, representante do Ministério da Saúde, o plano tem o objetivo de auxiliar os estados e municípios na resposta à epidemia de dengue e definir o papel de cada um.  “O ministério já vem trabalhando este plano para atender as ações emergências, e com a chegada da Copa do mundo e o aglomerado de pessoas que estará em nosso País, é importante estarmos juntos dando apoio e orientando estados e municípios neste trabalho de prevenção”, disse.